Uma urdidura entre as complexas ideias de natureza e educação ambiental

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Autor(es): dc.contributorTiepolo, Liliani Marilia-
Autor(es): dc.contributorZanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Gestão Ambiental-
Autor(es): dc.creatorSilva, Gabriel Corbellini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:50:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:50:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82764-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82764-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Liliani Marilia Tiepolo-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Marcos Aurélio Zanlorenzi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Gestão Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O planeta Terra, enquanto estrutura viva e interconexa perpassa por um período estarrecedor, de violentas transformações e ao que tudo indica por interferência de uma parcela significativa de membros de uma única espécie, Homosapiens. Organismos autocentrados, caracterizados por enredos de confusão e auto sabotagem, que particularmente preferem perceber a si mesmos como criaturas superiores, privilegiadas, divinas e principalmente disjuntas e/ou acima de uma totalidade que na verdade se manifesta de maneira una e múltipla. É diante de tal problemática e por meio da presente investigação que a opção metodológica escolhida é a pesquisa bibliográfica, elaborada a partir da reflexão teórica de materiais científicos já realizados com o intuito de questionar e reorientar as tensas e torcidas urdiduras que compõem as ideias de Natureza no ocidente e a intrínseca relação que as racionalidades imperantes podem ter com o processo de dissociação e fragmentação entre ser humano/Natureza e a crise ambiental. Com base no pressuposto de que paradigmas condicionam diferentes concepções de Natureza e estes por sua vez orientam em grande medida nosso modo de ser e estar no mundo. Nesse sentido, averiguamos a educação ambiental e seu possível potencial em tecer novas percepções críticas e sensíveis de Natureza, que colaborem tanto para problematização quanto para construção coletiva de outros presentes e possíveis futuros.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectNatureza - Influência do homem-
Palavras-chave: dc.subjectTerra (Planeta) - Aspectos ambientais-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao ambiental - Aspectos sociais-
Título: dc.titleUma urdidura entre as complexas ideias de natureza e educação ambiental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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