
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Câmara, Heloísa Fernandes, 1985- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Direito | - |
| Autor(es): dc.creator | Dodo, Gustavo de Almeida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:14:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:14:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82735 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82735 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Heloisa Fernandes Camara | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O trabalho busca definir a pós-democracia por meio do método conceitual (consistente em contextualizar pressupostos teóricos a partir de situações fáticas que, submetidas à racionalidade do autor, tornam-se conceitos), além de verificar se ele se aplica à crise democrática atual. Para tanto, a pós-democracia foi caracterizada teoricamente como um modelo político, teorizado por Collin Crouch, em que há a presença dos institutos formais de uma democracia, mas a participação política da população é restrita, e o processo eleitoral é um espetáculo pautado pela manipulação política e pelos interesses da elite econômica. O termo "pós" é utilizado a partir da lógica de um movimento histórico em formato de parábola, em que o período "pós-democrático" sucede o ápice de democracia, possuindo, no entanto características similares à do momento "pré-democrático". Em seguida, foi descrito o contexto prático em que o conceito foi cunhado, em que a globalização fortalecia as grandes empresas e as transformava em firmas globais, fazendo com que convertessem seu poder econômico em poder político, influenciando os governos, descaracterizando as classes sociais e enfraquecendo os partidos políticos. Após essas conceituações, foi caracterizada a crise atual da democracia como a ascensão de políticos de tendência autoritária por meio de votos da própria população. Depois da comparação do cenário atual com aquele descrito por Crouch, foi constatado que, apesar de nos dar muitos subsídios de análise, o conceito original de pós-democracia subestima o potencial lesivo do capitalismo neoliberal sobre as democracias liberais, podendo a parábola democrática estar se mostrando um ciclo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The paper seeks to define post-democracy through the conceptual method (which consists of contextualizing theoretical postulates based on factual situations that, put under the author's thought, become concepts), besides verifying if it applies to the current democratic crisis. In order to do so, post-democracy was characterized theoretically as a political model, theorized by Collin Crouch, in which there's the presence of the formal institutions of a democracy, but popular participation is limited, and the electoral process is a spectacle aligned to an agenda of political manipulation and the interests of the economic elite. The term "post" is used considering the logic of a historical movement shaped like a parabola, in which the postdemocratic period comes after the peak of democracy, containing, however, characteristics that are similar to those of the "pre-democratic" moment. Following that, the practical context in which the concept was made was defined as one in which globalization was strengthening big companies and transforming them in global firms, which resulted in them converting that economic power in political power, influencing the governments, damaging the character of social classes and weakening the political parties. After the definition of these concepts, the current democratic crisis was characterized as the rise of politicians with dictatorial tendencies through the vote of the people themselves. Following the comparison of the current situation and the one described by Crouch, it was realized that, despite giving us a lot of analytic basis, the original concept f post-democracy underestimates the possibility of harm that neo-liberal capitalism brings to liberal democracy, which could mean that the democratic parabola may be showing itself as an actual cycle. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Democracia | - |
| Título: dc.title | O conceito de pós-democracia e como pode explicar a crise democrática atual | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: