Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Ronaldo de Oliveira, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Alexandre Antonio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82677 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82677 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 10/04/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese busca a partir da memória e de documentos corroborar com pesquisas dentro do tema de História do Design, Ensino de Design e da história da UFPR. A partir do problema "Com o os discentes da primeira turma dos cursos de Comunicação Visual e Desenho Industrial (1975-1978) da Universidade Federal do Paraná constituíram saberes, práticas e sociabilidades a partir do curso?", o presente trabalho tem por objetivo reconstruir a partir das narrativas e documentos as experiências dos discentes dos primeiros anos dos cursos de Desenho Industrial e de Comunicação Visual da UFPR, entre os anos de 1975 e 1978. Para esse estudo de caso, utilizo como principal m todo de pesquisa a história oral. Dessa forma, sigo a orientação de autores e autoras que desenvolveram debates sobre a perspectiva historiográfica do trabalho com documentos como Andrè Cellard (201 2); da história oral e memória como José Meihy (2005), Verena Alberti (2005) e Ecléa Bosi (2006); da história do cotidiano como Michel De Certeau (1994); da micro-história como Carlo Ginzburg (1991), Giovanni Levi (1992) e Henrique Espada Lima (2006). Foram coletadas 10 entrevistas de docentes e discentes dessa turma assim como documentos de diversas tipologias como protótipos, modelos, trabalhos acadêmicos, relatórios, ementas, atas, jornalísticos, entre outros. Como resultado, descrevo as sociabilidades (SIMMEL, 1971; 2006), os circuitos (MAGNANI, 2014), as práticas de espaço e as táticas (DE CERTEAU, 1994) que fizeram parte da formação destes(as) em designers. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This thesis seeks from memory and documents to corroborate research within the theme of History of Design, Teaching of Design and also the history of UFPR. Based on the problem "How did the students of the first group of the Visual Communication and Industrial Design courses (1975-1978) at the Federal University of Paraná build knowledge, practices and sociability based on the course?", the present work aims to reconstruct the based on narratives and documents, the experiences of students in the first years of the Industrial Design and Visual Communication courses at UFPR, between 1975 and 1978. For this case study, I use oral history as the main research method. In this way, I follow the guidance of authors who have developed debates on the historiographical perspective of working with documents such as Andrè Cellard (2012); oral history and memory like José Meihy (2005), Verena Alberti (2005) and Ecléa Bosi (2006); of everyday history like Michel De Certeau (1994); of micro-history like Carlo Ginzburg (1991), Giovanni Levi (1992) and Henrique Espada Lima (2006). 10 interviews of professors and students of this class were collected, as well as documents of different types such as prototypes, models, academic works, reports, menus, minutes, journalistic, among others. As a result, I describe the sociabilities (SIMMEL, 1971; 2006), the circuits (MAGNANI, 2014), the space practices and the tactics (DE CERTEAU, 1 994) that were part of their training as designers. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho industrial - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia oral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Industrial | - |
Título: dc.title | Memórias discentes das experiências nos cursos de comunicação visual e desenho industrial da Universidade Federal do Paraná entre 1975 e 1978 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: