Infância, gênero e cidade : discussões em bairros de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Valéria Milena Röhrich, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorFiorese, Sabrina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:50:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:50:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82542-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82542-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.a Dra. Valéria Milena Rohrich Ferreira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 64-68-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho faz parte de uma pesquisa, que tem como objetivo compreender como as crianças se socializam nos diferentes espaços da cidade, sendo ele uma continuidade da pesquisa de iniciação científica que buscava também verificar as diferenças de gênero nos processos de socialização e apropriação dos espaços da cidade. Para essa análise foi realizado um levantamento teórico com o intuito de encontrar estudos que trabalhassem com aspectos relacionados ao tema de pesquisa. Foram entregues também, cerca de 1600 questionários em escolas municipais de bairros das nove regionais da cidade de Curitiba, sendo estes preenchidos pelos responsáveis das crianças, que tinham como objetivo verificar diversos aspectos sobre a socialização das mesmas nos bairros da cidade. Posteriormente, foram realizadas conversas com quatro crianças de duas escolas de cada regional para compreender como elas mesmas viam o bairro onde moravam. Buscou-se nessa pesquisa analisar algumas dessas conversas, compreendendo as diferenças de gênero com base na fala das crianças. Por fim, ao analisar os dados e as conversas foi possível compreender inúmeras diferenças entre os espaços e atividades realizadas por meninos e meninas, tanto na escola como no bairro, também a relação deles e delas com o consumo e o medo da violência. Para a construção deste trabalho, os principais autores utilizados foram: Sarmento e Mollo- Bouvier para analisar a infância e socialização; Lecione e Martinez Bonafé para analisara cidade; e Finco e Louro para analisar a categoria gênero.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectInfância - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Título: dc.titleInfância, gênero e cidade : discussões em bairros de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.