Inclusão e os processos interativos na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLüders, Valéria, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorCerqueira, Yessa Renata-
Autor(es): dc.creatorRosa, Marta Lucimar da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:26:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:26:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82538-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82538-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.a Dra Valéria Lüders-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 40-46-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho é um estudo sobre a Educação Infantil objetivando verificar a qualidade das interações entre professores e crianças especialmente quanto à inclusão na Educação Infantil. Pautado nos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil de 2009, bem como em observações realizadas em uma turma de maternal II de um CMEI da rede municipal de Curitiba/PR, analisa-se o papel do professor como mediador no processo de interação e inclusão. Decorrente dessa análise, considera- se que os professores contemplam grande parte do que é proposto nos indicadores, visto que promovem a inclusão da criança com necessidade especial ao possibilitarem momentos de interação entre ela e as crianças de mesma ou diferente faixa etária. Constatou-se assim a relevância do papel do educador como mediador nesses processos de incluir e interagir.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Título: dc.titleInclusão e os processos interativos na educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.