Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bezerra, Rafael Ginane, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Grube, Jeane Karine | - |
Autor(es): dc.creator | Assunção, Jaqueline Aparecida Santa Clara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:53:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:53:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82504 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82504 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Rafael Ginane Bezerra | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 36-37 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Considerando a educação ambiental como um campo caracterizado por abordagens concorrentes, analisa o conteúdo de uma avaliação educacional em larga escala com o objetivo de verificar qual dessas abordagens é predominante. Através de revisão bibliográfica, caracteriza as diferentes perspectivas de educação ambiental, distinguindo-as entre conservacionistas e socioambientais. Constatando a hegemonia da abordagem conservacionista no campo da educação ambiental, procura identificar os sentidos mobilizados por essa abordagem através de um levantamento de 131 questões retiradas do Exame Nacional do Ensino Médio entre os anos de 2009 e 2014. Dado o papel estratégico que vem sendo atribuído a esse exame no sistema educacional brasileiro, parte-se do pressuposto que, refletindo a abordagem conservacionista de educação ambiental, ele contribui para a consolidação da sua posição hegemônica dentro do campo. | - |
Descrição: dc.description | Resumen : Considerando la educación ambiental como un campo caracterizado por abordajes concurrentes, analiza el contenido de una evaluación educativa en larga escala objetivando verificar cuál de ellas es la predominante. Por intermedio de revisión bibliográfica, caracteriza las diferentes perspectivas de educación ambiental, distingui éndolas entre conservacionistas y socio ambientales. Constatando la hegemonía del abordaje conservacionista en el campo de la educación ambiental, busca identificar los sentidos movilizados por ese abordaje a través de un levantamiento de 131 cuestiones extraídas del Exame Nacional do Ensino Médio entre los años 2009 y 2014. Dado el papel estratégico atribuido a ese examen en el sistema educativo brasileño, se parte del presupuesto de que, reflexionando sobre el abordaje conservacionista de educación ambiental, contribuye a la consolidación de su posición hegemónica dentro del campo. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão ambiental | - |
Título: dc.title | Meio ambiente, educação ambiental e avaliação educacional em larga escala : uma análise das questões do ENEM entre os anos de 2009 e 2014 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: