Espaços Públicos da cidade de Curitiba para a vivência da infância : desvendando potencialidades

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Autor(es): dc.contributorCoutinho, Ângela Scalabrin, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Jéssica-
Autor(es): dc.creatorGelenski, Janaína de Aguiar Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:35:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:35:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82503-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82503-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Angela Maria Scalabrin Coutinho.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 80-84-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tematiza os espaços públicos da cidade de Curitiba para as vivências da infância, com o objetivo de investigá-los, buscando reconhecer a expressão da infância, bem como a efetivação dos direitos das crianças de usufruir destes espaços; conhecer as estruturas dos parques e colaborar com pesquisas desse âmbito. A pesquisa de cunho qualitativo teve como elementos para análises as observações de campo, os registros escritos e fotográficos. Buscou-se a partir de autores como Santos (1978, 1988) e Frago (2001) situar o tema no quadro teórico, bemcomo trazer as contribuições de Rechia (2003) e Moro (2012) sobre os espaços públicos de Curitiba, tecendo a construção da pesquisa a partir do mapeamento dos espaços; observações de campo, análise dos dados levantados e gerados, problematizando as possibilidades que os espaços públicos ofertam ao público infantil, considerando o principal sujeito: a criança. Assim compreendemos que a criança só se constituirá como sujeito protagonista, se for sujeito dos espaços naturais e sociais que vivencia. Nesta perspectiva, este texto revela a importância da oferta de múltiplas possibilidades, que contemplem a ludicidade, a experimentação, a brincadeira e as interações sociais e naturais.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCidades e vilas - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades lúdicas-
Título: dc.titleEspaços Públicos da cidade de Curitiba para a vivência da infância : desvendando potencialidades-
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