Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luciane Paiva Alves de, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Distefano, Malu Aparecida Campos | - |
Autor(es): dc.creator | Albuquerque, Hiris Caroline Medeiros de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:31:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:31:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82502 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82502 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a Dr.a Luciane Paiva Alves de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 26-28 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa tem por objetivo tratar das relações entre a organização dos espaços nas instituições de educação infantil e o desenvolvimento da formação estética. Partimos do pressuposto de que os arranjos espaciais podem contribuir de maneira significativa na formação do senso estético das crianças, porém, temos notado, a partir de experiências empíricas de ordem profissional, que embora haja um grande avanço no campo teórico à respeito da organização dos espaços na educação infantil, ainda há muito o que avançar no dia-a-dia das instituições. A partir de leituras que apresentam sobre a influência dos espaços na construção e no desenvolvimento da formação estética, decorreu a hipótese do trabalho, de que o espaço da instituição de educação infantil deve ser definido pelos sujeitos, em uma construção solidária, pois a organização adequada do espaço se torna um fator decisivo na construção da autonomia intelectual e social das crianças. Para fundamentar o trabalho, fizemos uma análise do livro O papel do ateliê na educação infantil: A inspiração de Reggio Emilia, que nos mostra o caminho percorrido por Reggio Emilia na construção de espaços na educação infantil que favorecessem a formação estética das crianças, que através dos ateliês, proporcionaram o desenvolvimento da criatividade e autonomia, colocando a criança como sujeito ativo e participativo do seu processo de ensino- aprendizagem. Neste sentido, não apenas o ateliê deve oportunizar essas vivencias, mas todo o ambiente escolar deve possibilitar espaços de experiência e de construção, onde os processos criativos das crianças sejam instigados. Assim, percebe-se a importância de um espaço planejado e organizado, o qual possa ser estimulador de aprendizagens, fortalecendo as linguagens que estão sendo representadas e contribuindo para a construção cultural dos sentidos, da sensibilidade. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Mobiliário e equipamento | - |
Título: dc.title | A experiência do Ateliê na organização dos espaços de educação infantil e suas repercussões sobre a formação estética | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: