A experiência do Ateliê na organização dos espaços de educação infantil e suas repercussões sobre a formação estética

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Luciane Paiva Alves de, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorDistefano, Malu Aparecida Campos-
Autor(es): dc.creatorAlbuquerque, Hiris Caroline Medeiros de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:31:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:31:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82502-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82502-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.a Dr.a Luciane Paiva Alves de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 26-28-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa tem por objetivo tratar das relações entre a organização dos espaços nas instituições de educação infantil e o desenvolvimento da formação estética. Partimos do pressuposto de que os arranjos espaciais podem contribuir de maneira significativa na formação do senso estético das crianças, porém, temos notado, a partir de experiências empíricas de ordem profissional, que embora haja um grande avanço no campo teórico à respeito da organização dos espaços na educação infantil, ainda há muito o que avançar no dia-a-dia das instituições. A partir de leituras que apresentam sobre a influência dos espaços na construção e no desenvolvimento da formação estética, decorreu a hipótese do trabalho, de que o espaço da instituição de educação infantil deve ser definido pelos sujeitos, em uma construção solidária, pois a organização adequada do espaço se torna um fator decisivo na construção da autonomia intelectual e social das crianças. Para fundamentar o trabalho, fizemos uma análise do livro O papel do ateliê na educação infantil: A inspiração de Reggio Emilia, que nos mostra o caminho percorrido por Reggio Emilia na construção de espaços na educação infantil que favorecessem a formação estética das crianças, que através dos ateliês, proporcionaram o desenvolvimento da criatividade e autonomia, colocando a criança como sujeito ativo e participativo do seu processo de ensino- aprendizagem. Neste sentido, não apenas o ateliê deve oportunizar essas vivencias, mas todo o ambiente escolar deve possibilitar espaços de experiência e de construção, onde os processos criativos das crianças sejam instigados. Assim, percebe-se a importância de um espaço planejado e organizado, o qual possa ser estimulador de aprendizagens, fortalecendo as linguagens que estão sendo representadas e contribuindo para a construção cultural dos sentidos, da sensibilidade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Mobiliário e equipamento-
Título: dc.titleA experiência do Ateliê na organização dos espaços de educação infantil e suas repercussões sobre a formação estética-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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