
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Paulo Cesar Braga, 1959- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Borges, Bruna Melnic | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:46:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:46:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82425 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82425 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Paulo C. Braga Pacheco | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem por objetivo embasar teoricamente a realização de um projeto para um edifício que abrigue uma escola de gastronomia em Curitiba. Esse espaço é proposto com a finalidade de incentivar o interesse pela cultura gastronômica, fomentando a discussão a respeito do tema, bem como oferecer à cidade uma escola projetada para esse fim, com soluções mais adequadas à regulamentação nacional e que possua valor arquitetônico. Buscou-se analisar a gastronomia pelos seus aspectos sociais, culturais e simbólicos, bem como a mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros desde a década de 1950, o que culminou no cenário atual. Para obter dados referentes ao programa de necessidades, compilou-se um capítulo no qual foram estudados cada ambiente de acordo com a legislação, seguido de uma análise de correlatos, em que foram estudadas três escolas de gastronomia. Propõe-se então diretrizes para a elaboração de um projeto de uma escola de gastronomia que tenha como foco a formação de profissionais cientes da sua responsabilidade frente à biodiversidade e à continuidade da cultura gastronômica local. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This paper aims to explain theoretically the implementation of a project for a building that houses a school of gastronomy in Curitiba. This space is proposed in order to stimulate interest in food culture, encouraging discussion on the subject, as well as offering the city a school designed for this purpose, with the most appropriate solutions to national regulation, and that has architectural value. The food was analyzed for its social, cultural and symbolic aspects, as well as the change in eating habits of Brazilians since the 1950s, which culminated in the current scenario. For data relating to the program requirements, a chapter was compiled in which each environment was studied in accordance with the law, followed by an analysis of correlates, in which three schools of gastronomy were studied. It is therefore proposed guidelines for the preparation of a project for a school of cuisine that focuses on training professionals aware of their responsibility to biodiversity and continuity of gastronomic culture site. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (2 arquivos) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cozinha industrial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissional - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Edifícios escolares - Projetos e plantas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas de gastronomia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Culinária e arquitetura | - |
| Título: dc.title | Escola de gastronomia em Curitiba - PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: