
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Berriel, Andrea, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Vainer, Bruna Caldat | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:24:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:24:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82421 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82421 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Andrea B. M. Stinghen | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa constitui uma base teórica e conceitual para o posterior projeto de uma escola de educação infantil e ensino fundamental. Consiste em um estudo dos principais métodos pedagógicos contemporâneos, escolhendo a pedagogia Montessori para ser abordada no projeto escolar. Análise dos ambientes escolares e sua história, em conjunto com os espaços escolares da pedagogia Montessori, que tem como principal objetivo a independência e desenvolvimento do aluno, além da integração da escola com a natureza, enfatizando ainda mais a importância do projeto pedagógico ser trabalhado em conjunto com o projeto arquitetônico. São apresentados estudos do ambiente escolar com alguns parâmetros projetuais, análises de obras correlatas e interpretação da realidade da cidade de Laranjeiras do Sul. Para concluir, são apresentadas diretrizes gerais que orientarão o desenvolvimento do projeto e posteriormente, um estudo geral de ocupação do terreno da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Abordagem Montessori. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This research is a theoretical and conceptual basis for the subsequent design of a school of kindergarten and elementary school. It consists of a study of the major contemporary teaching methods, choosing Montessori pedagogy to be addressed in the school project. Analysis of school environments and its history, together with the school spaces of Montessori pedagogy, which has as main objective the independence and development of the student, as well as school integration with nature, further emphasizing the importance of the pedagogical project being worked on together with the architectural design. the school environment studies are presented with some projective parameters, analyzes of related works and interpretation of the reality of the city of South Orange. Finally, general guidelines that will guide the development of the project and subsequently a general study of the land occupation of are presented school of Early Childhood Education and Elementary Education - Montessori approach. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online (2 arquivos) : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Edifícios escolares - Projetos e plantas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Montessori, Metodo de educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instalações escolares | - |
| Título: dc.title | Escola de educação infantil e ensino fundamental : Abordagem Montessori | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: