
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lamour, Marcelo Renato, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografia | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramos, Sabrina Calixto Pavoni | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:41:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:41:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82415 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82415 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Marcelo Renato Lamour | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Oceanografia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : As feições de fundo, distribuídas ao longo dos leitos de desembocaduras de estuários, podem servir como grandes aliados nas interpretações de transportes de sedimentos e padrões hidrodinâmicos. O Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP) se enquadra entre os maiores estuários do Brasil, apresentando duas desembocaduras, Norte e Sul, com limites geográficos marcados pela presença da Ilha do Mel. Este trabalho teve como objetivo realizar o estudo da dinâmica sedimentar da desembocadura sul do CEP, através da identificação e caracterização das paisagens submersas formadas por feições de fundo. As feições foram identificadas a partir da análise digital e interpretação de imagens de sonar de varredura lateral, cedidas pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). As paisagens submersas identificadas neste trabalho apresentaram predominância de feições de dunas subaquosas (dunes) e ondas de areia (sandwaves), com cristas predominantemente sinuosas e cuspidadas. Estavam distribuídas e associadas aos sedimentos compostos principalmente por areias finas, velocidades médias do fluxo em torno de 0,4 m.s-1 e profundidades médias do estuário (-5 a -15 m). Além disso, as dunas subaquosas puderam ser relacionadas com transportes mensais de sedimentos, enquanto as ondas de areia estavam relacionadas aos transportes mais longos de sedimentos, em termos oceanográficos, na escala de décadas | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paisagens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sonar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sedimentos estuarinos | - |
| Título: dc.title | Paisagens submarinas na desembocadura sul do Complexo Estuarino de Paranaguá : uma abordagem acústica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: