Diagnóstico da educação ambiental nas escolas públicas estaduais do municipio de Paranaguá – PR : reflexões do ensino público ambiental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMurata, Marília Pinto Ferreira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Gestão Ambiental-
Autor(es): dc.creatorCollini, Emerson Cesar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:19:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:19:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82342-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82342-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Marilia P. F. Murata-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Gestão ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Educação se aprende em casa, na escola, no trabalho, na feira, no mercado e em todo e qualquer lugar onde houver pessoas dispostas a mudar e sofrer as mudanças seja de comportamento, atitude, consciência ou mesmo físicas. Diante dessa premissa, procurou-se nesse trabalho, diagnosticar através de questionário com perguntas abertas e entrevistas com os responsáveis pela Educação Ambiental nas escolas estaduais do município de Paranaguá, de que forma é trabalhado o ensino ambiental, avaliando as séries do 6º ao 9º ano do ensino fundamental 2 da rede pública analisando assim de que maneira os professores do ensino fundamental aplicam a E.A. nas escolas, abordando os seguintes informações: qual a concepção de E.A. dos docentes e responsáveis pela E.A.; a importância de trabalhar a E.A. nessas séries; quais as ações desenvolvidas e sua frequência; quais as temáticas e os critérios de escolha dessas ações; em que situações são desenvolvidas; principais carências e dificuldades na realização das atividades. Os dados foram analisados, interpretados e discutidos segundo a técnica da análise de conteúdo (Bardin, 1977), sendo expostos graficamente e pelos resultados obtidos identificou-se a carência da temática ambiental nas escolas e deficiências de abordagem e conteúdo dos responsáveis pela E.A. participantes da pesquisa em relação ao tema sendo que, diante dos fatos levantados, verificou-se a necessidade de uma ação direta, trabalhando as bases epistemológicas da educação ambiental junto aos docentes e gestores, com a proposta da oferta de cursos de formação continuada em E.A., conferindo um embasamento maior e consequente melhoramento do desenvolvimento das ações e projetos junto aos alunos.-
Formato: dc.format1 recurso online (97 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Paranaguá (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Paranaguá (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Título: dc.titleDiagnóstico da educação ambiental nas escolas públicas estaduais do municipio de Paranaguá – PR : reflexões do ensino público ambiental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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