
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Crozeta, Karla, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | - |
| Autor(es): dc.creator | Beltran, Rebeca Iwankiw Lessa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:57:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:57:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82303 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82303 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Karla Crozeta Figueiredo | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Defesa : Curitiba, 13/02/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Introdução: Diante da globalização, de cenários de crise e de situações imprevisíveis, surge a necessidade do desenvolvimento de lideranças capazes de retornar as situações à sua normalidade. Nesse cenário, a liderança autêntica, apresenta uma proposta inovadora, baseada nos conhecimentos, habilidades e atitudes da vida do líder. Parte dessa tríade, as habilidades, são divididas, teoricamente, em hard skiils (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades pessoais e relacionamento). No contexto de trabalho da enfermagem, o enfermeiro ocupa lugar de destaque, perpassando pelas dimensões do gerenciamento e assistência, necessitando aperfeiçoar tais habilidades. Por ser a liderança autêntica, um processo de expressão íntima de quem nós somos, para que tais habilidades possam ser aprimoradas, é preciso desenvolver a autoconsciência por meio de processos de autoavaliação e autodesenvolvimento. Objetivo: Elaborar e validar instrumento de autoavaliação de habilidades pessoais para liderança autêntica em enfermagem. Método: Estudo metodológico, que visa a construção e validação de instrumento de autoavaliação de habilidades pessoais para a liderança autêntica em enfermagem, cujo nome dado foi "LEADERSKILLS". A validação do conteúdo, se deu mediante a técnica Delphi Online. Foi considerado como Índice de Validade de Conteúdo (IVC) >=0,85 na primeira rodada e IVC >=0,80 na segunda rodada, baseado no quantitativo de especialistas e nas características do construto. Fizeram parte do painel de especialistas profissionais com no mínimo cinco pontos do critério para a seleção de especialistas de Joventino (2010). Participaram da primeira rodada 13 profissionais de enfermagem de todas as regiões do Brasil e da segunda, 5 profissionais. As avaliações transcorreram na primeira rodada, via plataforma Survey Monkey®, e a segunda pelos e-mails de resposta dos participantes, totalizando duas rodadas de consenso. Resultados: A primeira etapa de elaboração do construto permitiu gerar um esboço do instrumento que foi submetido a pré-teste aos participantes do grupo de pesquisa. Essa préavaliação, permitiu observar a necessidade de melhoria de aspectos visuais, que passaram por modificações com o designer gráfico. O resultado dessas alterações, gerou a primeira versão do instrumento que foi encaminhado para avaliação dos juízes. Foram avaliadas quatro categorias de dados, tais como: conteúdo, linguagem, layout, motivação e cultura. Dentro desses itens, foram elaboradas 17 questões de múltipla escolha e duas dissertativas. Do total de questões avaliadas, apenas duas (questão 11 e questão 17) não obtiveram consenso na primeira rodada. A segunda rodada de consenso culminou na validação do conteúdo do "LEADESKILLS". Conclusão: Dessa forma, a pesquisa permitiu atingir os objetivos propostos, corroborando com a literatura, a qual sinaliza a escassez e necessidade de estudo à temática das soft skills. Sendo assim, a construção desse instrumento, será um coadjuvante para o autoconhecimento e autodesenvolvimento, uma vez que fomentará o debate dos profissionais enfermeiros. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Introduction: In the face of globalization, crisis scenarios and unpredictable situations, there is a need for the development of leaders capable of returning situations to their normality. In this scenario, authentic leadership presents an innovative proposal, based on the knowledge, skills and attitudes of the life of the leader. Part of this triad, the skills, are divided, theoretically, into hard skiils (technical skills) and soft skills (personal skills and relationship). In the context of nursing work, nurses occupy a prominent place, going through the dimensions of management and care, needing to improve these skills. Because it is authentic leadership, a process of intimate expression of who we are, so that such skills can be improved, it is necessary to develop self-awareness through processes of self-assessment and self-development. Objective: To develop and validate a self-assessment instrument of personal skills for authentic leadership in nursing. Method: Methodological study, which aims to construct and validate a self-assessment instrument of personal skills for authentic leadership in nursing, whose given name was "LEADERSKILLS". The content was validated using the Delphi Online technique. It was considered as Content Validity Index (CVI) >=0.85 in the first round and CVI >=0.80 in the second round, based on the number of experts and the characteristics of the construct. They were part of the panel of professional experts with at least five points of the criterion for the selection of experts of Joventino (2010). The first round of 13 nursing professionals from all regions of Brazil and the second, 5 professionals participated in the first round. The evaluations took place in the first round, via survey monkey® platform, and the second by the participants' response emails, totaling two rounds of consensus. Results: The first stage of construct elaboration allowed to generate an outline of the instrument that was submitted to pre-test to the participants of the research group. This pre-evaluation allowed us to observe the need to improve visual aspects, which underwent modifications with the graphic designer. The result of these changes generated the first version of the instrument that was forwarded for evaluation by the judges. Four categories of data were evaluated, such as: content, language, layout, motivation and culture. Within these items, 17 multiple choice questions and two dissertationquestions were elaborated. Of the total number of questions evaluated, only two (question 11 and question 17) did not reach consensus in the first round. The second round of consensus culminated in the validation of the content of the "LEADESKILLS". Conclusion: Thus, the research allowed to achieve the proposed objectives, corroborating the literature, which signals the scarcity and need to study the theme of soft skills. Thus, the construction of this instrument will be an adjunct to self-knowledge and self-development, since it will foster the debate of nursing professionals. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Habilidades sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudos de Validação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
| Título: dc.title | Leaderskills : instrumento de autoavaliação para o desenvolvimento de soft skills para a liderança autêntica em enfermagem | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: