O avesso do paraíso : notas sobre a paisagem em A ilha dos prazeres proibidos (Carlos Reichenbach, 1979)

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Autor(es): dc.contributorKaminski, Rosane, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História-
Autor(es): dc.creatorBello, Bruno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:35:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:35:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82287-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82287-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Rosane Kaminski-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 07/03/2023-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nesta dissertação de mestrado realizo a análise fílmica da obra A Ilha dos Prazeres Proibidos, dirigida por Carlos Reichenbach, no ano de 1979. A partir da análise busco explorar os problemas relacionados à representação da paisagem no filme, que se relacionam diretamente ou indiretamente com a formação da identidade nacional brasileira. A hipótese principal é que o filme, em seu discurso e estilo, opera uma crítica ao modelo dominante e conservador. Demonstro que há uma construção discursiva, reiterada ao longo da história, na qual a natureza brasileira foi tomada predominantemente como análoga ao paraíso. A Ilha dos Prazeres Proibidos, num sentido irônico, crítico e contrário a essa visão, permite também uma nova forma de olhar e representar a paisagem.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In this present work, I carry out a film analysis of the work A Ilha dos Prazeres Proibidos, directed by Carlos Reichenbach, in 1979. From the analysis, I seek to explore the problems related to the representation of the landscape in the film, which are directly or indirectly related to the formation of the Brazilian national identity. The main hypothesis is that the film, in its discourse and style, criticizes the dominant and conservative model. I demonstrate that there is a discursive construction, reiterated throughout history, in which Brazilian nature was predominantly taken as analogous to paradise. In this sense, A Ilha dos Prazeres Proibidos, in an ironic sense and contrary to this vision, also allows a new way of looking at and representing the landscape.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectReichenbach, Carlos, 1945-2012-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCinema e história-
Palavras-chave: dc.subjectPaisagem-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Título: dc.titleO avesso do paraíso : notas sobre a paisagem em A ilha dos prazeres proibidos (Carlos Reichenbach, 1979)-
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