A participação da família e da escola no desenvolvimento social da pessoa com necessidades especiais

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Autor(es): dc.contributorBrizolla, Franceli, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar-
Autor(es): dc.creatorRibas, Karin Juliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:58:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:58:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82273-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82273-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Franceli Brizolla-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Pós-graduação: A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo faz uma revisão bibliográfica sobre o tema da participação da família e da escola no desenvolvimento social da pessoa com necessidades especiais. A educação especial necessita, com urgência, de melhoramentos que possibilitem recuperar a credibilidade do trabalho pedagógico, solucionar problemas crônicos de evasão, ampliar a participação da comunidade, envolver de forma mais significativa, pais, professores e funcionários e recuperar a sua imagem positiva perante a sociedade. E isso pode ser feito através da integração família - escola. Assim, este estudo busca subsídios para entender esse processo, uma vez que a família é um dos principais fatores de motivação dos alunos. Para tanto, optou-se por realizar um breve estudo sobre a educação especial no Brasil, abordando a questão das instituições especializadas de cunho eminentemente terapêutico, uma vez que esta modalidade educacional está se chocando com as propostas de uma escola para todos, aberta às diferenças e, em conseqüência, inclusiva. O referencial teórico enfoca o ponto de vista dos documentos legais, dos planos e políticas educacionais, e de estudiosos do tema, apresentando alguns indicadores pelos quais avalia-se os benefícios da participação da família do desenvolvimento social e educacional da pessoa com necessidades especiais.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Palavras-chave: dc.subjectServiço social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial - Brasil-
Título: dc.titleA participação da família e da escola no desenvolvimento social da pessoa com necessidades especiais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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