Criação em circo : um relato de experiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTucunduva, Bruno Barth Pinto-
Autor(es): dc.contributorScheffler, Ismael-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorLorentz, Raquel de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:11:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:11:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82258-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82258-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Bruno Barth Pinto Tucunduva-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: prof. Dr. Ismael Scheffler-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : As barreiras entre as artes do movimento (teatro, circo e dança) tem diminuído cada vez mais. Percebemos uma crescente hibridização entre as artes, mas uma metodologia de ensino que não a acompanhou. Isso gerou uma necessidade dos pesquisadores e artistas de repensar essa arte e seu modo de produção. Esse trabalho vem, em conjunto com outros emergentes, buscando novas maneiras de pensar e fazer circo. Para isso, foram utilizadas as bases do teatro físico e da dança, além da experiência da autora com essas artes. A pesquisa ocorreu em três etapas: entrevista com dois artistas, para entender a visão de circo deles; fundamentação teórica, a partir de uma revisão de literatura sobre exercícios e princípios de criação no teatro e na dança; experimentação prática no trapézio duplo, com aplicação dos princípios vistos nas entrevistas e na fundamentação teórica. Foram realizados treinos e os exercícios e resultados registrados em um diário de treinos. Constatou-se que a realização dos exercícios de teatro e dança no chão, antes da exploração no trapézio, facilitou a criação de novos movimentos e padrões no treino. Além da utilização de tratamentos do exercício, como: o método de restrição e o de transferências-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectArtes cenicas - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fisica-
Palavras-chave: dc.subjectArtes circenses-
Título: dc.titleCriação em circo : um relato de experiência-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.