Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Daiane, 1987- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Emanuelle Regina da Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:40:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:40:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82254 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82254 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Daiane Ferreira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente Projeto foi criado com objetivo de fazer um levantamento de termos e seus respectivos sinais em Libras usados dentro das Universidades Federais (UF) e Institutos Federais (IF) em todo território nacional. Esse levantamento é com intuito de conhecer esses sinais e seus significados e verificar quais termos que ainda não foram criados sinais. Os topônimos são responsáveis por encontrar sinais linguísticos de determinados locais, por exemplo: criação de sinais icônicos e a metonímia tendo como base as pesquisas oficiais encontradas até o presente momento. Esse levantamento alinhado com o Projeto objetiva coletar sinais acadêmicos que foram identificados durante as sinalizações neste contexto. Essa pesquisa nos possibilita encontrarmos um léxico de sinais e seus conceitos existentes. Essa pesquisa teve como base teórica o autor Carneiro (2016) que é pesquisador no campo de sinais icônicos e no campo da metonímia contamos com quatro autores Lakoff, Johnson (1980, Taub (2001) e Albres (2012), porém o estudo da metonímia está relacionado na Língua de Sinais. Todos esses autores contribuíram para o desenvolvimento da minha pesquisa. Algumas Universidades Federais (UF) e Institutos Federais (IF) não tem a criação de conceitos e sinais pela falta de protagonistas como professores e alunos que tenham contato com a comunidade surda para fazer este movimento. E por outro lado, temos alguns conceitos e sinais criados porque alunos e professores que se movimentaram por terem acesso a Comunidade Surda. Qual a relevância desta pesquisa? Essa pesquisa beneficiará o desenvolvimento dos alunos surdos e a Comunidade Surda de todo o Brasil. Os resultados desta pesquisa apontam que em relação aos Institutos Federais (IF) é notório a falta de movimento para a criação dos conceitos e seus respectivos sinais como podemos notar através do gráfico 21. Porém, em relação as Universidades Federais (UF), essas dispararam nesse campo de estudo por contar com o movimento da comunidade surda dentro dessas instituições, como podemos constatar no gráfico 19. Ao término desta pesquisa, será criado um site contendo um levantamento de termos e sinais no contexto acadêmico para contribuir para a área da Linguística dentro de comunidade surda brasileira. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua brasileira de sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Topônimos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistica - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades | - |
Título: dc.title | Toponímia em Libras : estudo de sinais referentes a Institutos e Universidades Federais no Brasil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: