Tempo verbal em Libras : uma proposta de sequência didática com o uso de tirinhas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Autor(es): dc.creatorSantos, Izaias Souza dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:09:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:09:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82253-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82253-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Kelly P. Lóddo Cezar-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 21-23-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) do curso de licenciatura de letras libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem por objetivo apresentar uma proposta de sequência didática bilíngue (SDB) utilizando em tirinhas para aprendizes surdos para o ensino do tempo verbal em libras (passado, presente e futuro). Para atender ao objetivo proposto optou pela metodologia de cunho bibliográfica acerca do tempo verbal em libras e do uso de tirinhas no meio educacional, dando destaque ao bilinguismo para surdos. As tirinhas foram criadas a partir da revisão da linguística das línguas de sinais e as ilustrações seguiram o modelo das histórias em quadrinhos sinalizadas. A partir da organização do conteúdo e de sua transposição para desenhos, selecionamos a proposta de SDB de Almeida (2018) e Inácio (2018), a saber, 1) Quebra da barreira linguística: a) levantamento de conceitos, b) levantamento de sinais, c) criação de sinalário e de glossário; 2) Sinalização (Libras como L1): apresentação do gênero tirinha; 3) Apresentação do tema "Tempo verbal em Libras"; 4) Produção inicial sinalizada; 5) Atividades e exercícios com tirinhas e 6) Linguagem dos quadrinhos: aspectos linguísticos e visuais. Assim, consideramos que a SDB criada destaca os elementos visuais que confluem com os aspectos linguísticos das línguas de sinais podendo se transformar em um recurso disponível para o ensino tanto para surdos como para ouvintes, ou seja, como primeira ou segunda língua a partir das tirinhas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilingue - Surdos-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectHistorias em quadrinhos - Estudo e ensino-
Título: dc.titleTempo verbal em Libras : uma proposta de sequência didática com o uso de tirinhas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.