As surdolimpíadas como um instrumento de acessibilidade linguística

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Danilo, 1991--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Autor(es): dc.creatorPortilho, Sharine Motta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:24:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:24:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82251-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82251-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profº Drº Danilo da Silva Knapik-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 19-20-
Descrição: dc.descriptionResumo: As competições esportivas internacionais específicas para surdos denominadas como Surdolimpíadas começaram no início da década de 1920 e foram originalmente chamadas de Jogos Silenciosos Internacionais. O Brasil participou tardiamente pela primeira vez neste evento em 1993. Por conta das inquietações como discente do curso de Letras Libras, e pela falta de informações aprofundadas acerca do tema, esta pesquisa foi alinhada de acordo com a seguinte temática: Como expandir na sociedade, as informações sobre as Surdolimpíadas, como uma competição esportiva específica da comunidade surda? O objetivo principal deste estudo foi aprofundar os conhecimentos sobre esta relevante temática, por meio de um levantamento bibliográfico referente às produções acadêmicas que abordam o assunto, em plataformas reconhecidas e especializadas em publicações científicas e acadêmicas. Para esta pesquisa, optamos pela metodologia bibliográfica e nas etapas de identificação e seleção de material para construção do referencial teórico, utilizamos a ferramenta de busca eletrônica na plataforma Scielo, banco de Teses e dissertações da CAPES e Google Acadêmico. Os resultados revelaram 27 (vinte e sete) trabalhos no total, contudo, após a leitura e adotados os critérios de inclusão, foram analisados apenas 6 (seis) trabalhos. Os dados encontrados apontaram para a falta de publicações acadêmicas em bases de dados específicas para pesquisadores, e consideramos como fatores preponderantes, a explanação do tema em cursos de graduação em Educação Física, bem como nos cursos de Letras Libras, incentivando novos pesquisadores a se aprofundarem neste tema.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Interação social-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Condições sociais-
Título: dc.titleAs surdolimpíadas como um instrumento de acessibilidade linguística-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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