Estágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física : um componente além da prática

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Autor(es): dc.contributorChaves Junior, Sérgio Roberto, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorSilva, Bruno Malcon da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:53:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:53:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82217-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82217-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sergio Roberto Chaves Junior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo objetivou compreender as contribuições que o Estágio Curricular Supervisionado proporciona no processo de formação dos graduandos de Educação Física em Licenciatura, isso tudo vinculado com relatos da vivência de um professor em formação. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, no qual foi utilizada a biblioteca digital Scielo, e após identificar artigos sobre a temática foi possível realizar a seleção deles a partir dos critérios de inclusão e exclusão. No decorrer das leituras, foram encontrados autores que são referenciais nesse tema, portanto foram incluídas obras de Selma Garrido Pimenta, Maria Socorro Lucena Lima, Maurice Tardif e Danielle Raymond. Outros documentos analisados foram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e algumas resoluções do Conselho Nacional de Educação. Os resultados dessa pesquisa permitiram compreender o estágio supervisionado por diferentes olhares, no qual, cada autor propôs a prática com alguma finalidade específica, de tal forma que contribuísse na concepção geral sobre a temática. Quanto à legislação, verificou-se que a atual proposta assegura uma carga horária mínima para a prática, e as resoluções permitem que cada universidade realize da melhor maneira para o contexto social em que está inserida. Ao final do trabalho foi possível constatar que o estágio curricular supervisionado pode promover inúmeras possibilidades para o discente, envolvendo o aperfeiçoamento de suas capacidades profissionais e pessoais. E através das obras selecionadas foi possível compreender os questionamentos elaborados no decorrer da trajetória de um estudante foram respondidos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fisica-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de educação fisica - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio supervisionado-
Título: dc.titleEstágio curricular supervisionado na licenciatura em Educação Física : um componente além da prática-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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