Linguagem química na educação química: entre caminhos epistemológicos e hermenêuticos

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Autor(es): dc.contributorSousa, Robson Simplicio de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorOrlandin, Geane Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:24:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:24:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82185-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82185-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Robson Simplicio de Sousa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : No presente trabalho pretendemos abordar a linguagem da Química a partir de duas perspectivas: a epistemológica e a hermenêutica. Partimos do pressuposto de que a linguagem constitui os seres humanos e que, a partir dela, torna-se possível a comunicação e a interação, ou seja, os seres humanos se constituem pela e na linguagem e dela são dependentes. Sua importância se reflete no campo educacional, pois ao considerarmos que a escola é um lugar de aprender a viver em sociedade, a interpretação, a compreensão e o diálogo sobre o conhecimento se dão na linguagem. No ensino de Ciências, é possível destacar a presença de duas perspectivas de linguagem. Portanto, este trabalho trata da linguagem da Química a partir destas duas perspectivas: i. a linguagem fundamentada pela epistemologia e; ii. a linguagem fundamentada pela hermenêutica. Por conta da importância das duas perspectivas na compreensão do conhecimento historicamente produzido e ao compromisso da escola em sua transmissão às gerações mais jovens, este ensaio propõe um estudo da linguagem da Química fundamentado a partir dessas duas perspectivas, entendendo as de forma complementar. Através da ideia de complementaridade, a epistemologia trataria da racionalidade técnica, com seus direcionamentos lógicos e instrumentais e a hermenêutica trataria da racionalidade do compreender por meio da historicidade e da tradição-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia-
Palavras-chave: dc.subjectHermenêutica-
Palavras-chave: dc.subjectCiencias exatas-
Título: dc.titleLinguagem química na educação química: entre caminhos epistemológicos e hermenêuticos-
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