Memorial : o aluno com altas habilidades no contexto escolar: novos desafios e estratégias de apoio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKehl, Solange Triunfo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorLima, Caroline Luize de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:50:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:50:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82162-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82162-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Solange Triunfo Kehl-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os alunos diagnosticados com altas habilidades têm necessidades bem específicas em sala de aula, após a pandemia sentimos uma necessidade maior dos alunos (e principalmente de seus familiares/pais) com esse perfil de terem um acompanhamento escolar personalizado e voltado para as demandas específicas do aluno. Na pandemia o hiperfoco dos alunos aumentou muito nos seus temas de interesse, neste mesmo contexto, o tempo de foco deles em assuntos comuns e regulares diminui drasticamente. No acompanhamento cotidiano percebemos que mesmo as crianças que têm a oportunidade de fazer um acompanhamento multidisciplinar com psicopedagoga e psicólogos, estão sentindo uma dificuldade muito grande em voltar para a escola e acompanhar a rotina. Uma das características do aluno com altas habilidades é a dificuldade em conseguir se expressar de forma clara e "simples", causando desconforto entre os alunos e o professor. Os docentes por sua vez, sentem ter uma barreira na hora de criar vínculo com os alunos e principalmente de entender como é o andamento deste aluno, tanto no raciocínio quanto na rotina escolar.-
Formato: dc.format1 recurso online (10 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotados - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPandemias-
Título: dc.titleMemorial : o aluno com altas habilidades no contexto escolar: novos desafios e estratégias de apoio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.