
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Venturi, Tiago | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Victoria Emilia Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:18:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:18:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82159 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82159 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Tiago Venturi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina,Curso de Graduação em Ciências Exatas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Ao considerar a importância da temática que envolve as falsas notícias ou fake news, a reestruturação do Ensino Médio brasileiro e os novos livros didáticos dos projetos integradores que adentram as escolas em 2022, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a temática fake news e saúde vem sendo abordada nos livros didáticos dos Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Por meio de um olhar qualitativo e da análise de conteúdo, foram identificados os projetos que tratam sobre o tema, os conceitos e abordagens utilizados e as relações das fake news com o cotidiano e a saúde das pessoas. Considerou-se relevante para a educação em ciências e para a formação cidadã o incentivo a atividades práticas, debates e investigações sobre conceitos, relações entre desinformação e redes sociais, impactos na saúde individual e coletiva e reflexões sobre movimentos negacionistas da ciência. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Notícias falsas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em saude | - |
| Título: dc.title | Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias do novo Ensino Médio : análise dos livros didáticos dos projetos integradores | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: