Fake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias do novo Ensino Médio : análise dos livros didáticos dos projetos integradores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVenturi, Tiago-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas-
Autor(es): dc.creatorMartins, Victoria Emilia Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:18:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:18:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82159-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82159-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Tiago Venturi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina,Curso de Graduação em Ciências Exatas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Ao considerar a importância da temática que envolve as falsas notícias ou fake news, a reestruturação do Ensino Médio brasileiro e os novos livros didáticos dos projetos integradores que adentram as escolas em 2022, esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a temática fake news e saúde vem sendo abordada nos livros didáticos dos Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Por meio de um olhar qualitativo e da análise de conteúdo, foram identificados os projetos que tratam sobre o tema, os conceitos e abordagens utilizados e as relações das fake news com o cotidiano e a saúde das pessoas. Considerou-se relevante para a educação em ciências e para a formação cidadã o incentivo a atividades práticas, debates e investigações sobre conceitos, relações entre desinformação e redes sociais, impactos na saúde individual e coletiva e reflexões sobre movimentos negacionistas da ciência.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectNotícias falsas-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saude-
Título: dc.titleFake news e a área de ciências da natureza e suas tecnologias do novo Ensino Médio : análise dos livros didáticos dos projetos integradores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.