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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Khalaf, Daiana Kloh | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Graduação em Enfermagem | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Amanda Thaís | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:04:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:04:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82152 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82152 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dra. Daiana Kloh Khalaf | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagem | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A Integração Ensino-Serviço-Comunidade em saúde entende-se como as práticas de ensino aprendizagem que ocorrem no interior dos serviços de saúde e na comunidade. Uma das características primordiais desse processo trata-se da pactuação entre discentes, docentes, profissionais de saúde e a comunidade, onde são considerados objetivos e contribuições que venham fortalecer e qualificar, mutuamente, a formação do profissional de saúde, e os cuidados em saúde desenvolvidos dentro do serviço. Para os discentes, além do desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, a prática reflexiva, permeada pelo diálogo, e baseada em necessidades de saúde concretas da população, é estimulada a durante a integração. O objetivo desse estudo foi reconhecer a percepção dos discentes do curso de graduação em Enfermagem sobre a Integração Ensino-Serviço-Comunidade. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Os dados foram coletados entre janeiro e maio de 2020, a partir de entrevistas semiestruturadas, com discentesdo último ano do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil. O roteiro da entrevista foi desenvolvido a partir de questões exploradas em estudos sobre a temática e sobre o projeto pedagógico de curso da graduação em questão. A análise e categorização dos dados ocorreu a partir do método de Análise de conteúdo de Bardin com o auxílio do software webQDA®. Os dados apresentam que a organização das disciplinas do curso, o modo como os alunos são inseridos no serviço de saúde, a participação ativa de todos os protagonistas e a relação entre estes, bem como a natureza do serviço em que as atividades ocorrem, e o próprio entendimento dos discentes sobre a Integração Ensino-Serviço-Comunidade, implicam diretamente na experiência positiva ou negativa do acadêmico sobre o seu aprendizado no serviço. A Integração Ensino-Serviço-Comunidade é percebida pelos discentes tanto como uma troca de conhecimentos e experiências, quanto como o espaço para o desenvolvimento de habilidades técnicas e instrumentais. Apesar dos desafios, os benefícios da integração para o ensino, para o serviço e para a comunidade são reconhecidos pelos discentes. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em enfermagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de enfermagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática profissional | - |
| Título: dc.title | Integração ensino-serviço-comunidade : mecanismos de efetivação e fatores estressores | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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