Integração ensino-serviço-comunidade : mecanismos de efetivação e fatores estressores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKhalaf, Daiana Kloh-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Graduação em Enfermagem-
Autor(es): dc.creatorLima, Amanda Thaís-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:04:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:04:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82152-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82152-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dra. Daiana Kloh Khalaf-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagem-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A Integração Ensino-Serviço-Comunidade em saúde entende-se como as práticas de ensino aprendizagem que ocorrem no interior dos serviços de saúde e na comunidade. Uma das características primordiais desse processo trata-se da pactuação entre discentes, docentes, profissionais de saúde e a comunidade, onde são considerados objetivos e contribuições que venham fortalecer e qualificar, mutuamente, a formação do profissional de saúde, e os cuidados em saúde desenvolvidos dentro do serviço. Para os discentes, além do desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, a prática reflexiva, permeada pelo diálogo, e baseada em necessidades de saúde concretas da população, é estimulada a durante a integração. O objetivo desse estudo foi reconhecer a percepção dos discentes do curso de graduação em Enfermagem sobre a Integração Ensino-Serviço-Comunidade. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Os dados foram coletados entre janeiro e maio de 2020, a partir de entrevistas semiestruturadas, com discentesdo último ano do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil. O roteiro da entrevista foi desenvolvido a partir de questões exploradas em estudos sobre a temática e sobre o projeto pedagógico de curso da graduação em questão. A análise e categorização dos dados ocorreu a partir do método de Análise de conteúdo de Bardin com o auxílio do software webQDA®. Os dados apresentam que a organização das disciplinas do curso, o modo como os alunos são inseridos no serviço de saúde, a participação ativa de todos os protagonistas e a relação entre estes, bem como a natureza do serviço em que as atividades ocorrem, e o próprio entendimento dos discentes sobre a Integração Ensino-Serviço-Comunidade, implicam diretamente na experiência positiva ou negativa do acadêmico sobre o seu aprendizado no serviço. A Integração Ensino-Serviço-Comunidade é percebida pelos discentes tanto como uma troca de conhecimentos e experiências, quanto como o espaço para o desenvolvimento de habilidades técnicas e instrumentais. Apesar dos desafios, os benefícios da integração para o ensino, para o serviço e para a comunidade são reconhecidos pelos discentes.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação em enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPrática profissional-
Título: dc.titleIntegração ensino-serviço-comunidade : mecanismos de efetivação e fatores estressores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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