
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cunha, Claudia Madruga, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Pfütz, Karine Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:14:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:14:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82109 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82109 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cláudia Madruga Cunha | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 10/08/2022 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 112-118 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este é um trabalho que tem por objetivo principal discutir a filosofia da diferença com o plano educativo pela ideia de virada do pensamento da tradição a partir de deslocamentos conceituais presentes no filósofo francês Gilles Deleuze (2010, 2011, 2018). Primeiramente, tal discussão analisa contextos da tradição filosófica e educacional, atravessando a teoria da ideias presente em Platão. Posteriormente, aborda alguns campos de atuação de professoras pesquisadoras da Diferença, na intenção de apresentar outras relações docentes possíveis. Seguindo por Deleuze, a cartografia surge enquanto percurso metodológico por meio das conexões e articulações entre o território da diferença e o território da educação. Tal percurso se desdobra em uma teargrafia que forma a tecitura do texto pela ideia de tear o pensar, o fazer docente e a própria escrita. Os efeitos desta movimentação tecida contemplam as linhas de fuga da mulher professora que trama o fora de um papel social delimitado historicamente. Um movimento que decorre do encontro com a Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença, proposta por Sandra Mara Corazza, e do encontro com três produções desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Rizoma: Laboratório de Pesquisa em Filosofia e Arte-Educação, proposto por Cláudia Madruga Cunha. Assim, a escrita procura devir docência e docente sob um pano de fundo filosófico que captura fluxos de pensamento, além de usar de recursos discursivos e estéticos para afirmar uma pesquisa e uma professora-pesquisadora criadoras. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This is a work whose main objective is to discuss the philosophy of difference with the educational plan through the idea of turning the thought of tradition from conceptual displacements present in the French philosopher Gilles Deleuze (2010, 2011, 2018). First, this discussion analyzes contexts of the philosophical and educational tradition, crossing the theory of ideas present in Plato. Subsequently, it addresses some fields of activity of professors who are researchers of Difference, with the intention of presenting other possible professors' relationships. Following Deleuze, cartography emerges as a methodological path through connections and articulations between the territory of difference and the territory of education. This path unfolds in a weaving that forms the weaving of the text through the idea of weaving thinking, teaching and writing itself. The effects of this woven movement contemplate the lines of flight of the female teacher who plot the outside of a historically delimited social role. A movement that stems from the meeting with the Escrileituras da Diferença Research Network, proposed by Sandra Mara Corazza, and the meeting with three productions developed by the Rizoma Study Group: Research Laboratory in Philosophy and Art-Education, proposed by Cláudia Madruga Cunha. Thus, writing seeks to become teaching and teaching under a philosophical background that captures flows of thought, in addition to using discursive and aesthetic resources to affirm a creator research and teacherresearcher. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diferença (Filosofia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Devir (Conceito filosófico) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Tramas inversas na educação : efeitos na criação de mulheres professoras | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: