Tramas inversas na educação : efeitos na criação de mulheres professoras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCunha, Claudia Madruga, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorPfütz, Karine Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:14:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:14:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82109-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82109-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Cláudia Madruga Cunha-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 10/08/2022-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 112-118-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este é um trabalho que tem por objetivo principal discutir a filosofia da diferença com o plano educativo pela ideia de virada do pensamento da tradição a partir de deslocamentos conceituais presentes no filósofo francês Gilles Deleuze (2010, 2011, 2018). Primeiramente, tal discussão analisa contextos da tradição filosófica e educacional, atravessando a teoria da ideias presente em Platão. Posteriormente, aborda alguns campos de atuação de professoras pesquisadoras da Diferença, na intenção de apresentar outras relações docentes possíveis. Seguindo por Deleuze, a cartografia surge enquanto percurso metodológico por meio das conexões e articulações entre o território da diferença e o território da educação. Tal percurso se desdobra em uma teargrafia que forma a tecitura do texto pela ideia de tear o pensar, o fazer docente e a própria escrita. Os efeitos desta movimentação tecida contemplam as linhas de fuga da mulher professora que trama o fora de um papel social delimitado historicamente. Um movimento que decorre do encontro com a Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença, proposta por Sandra Mara Corazza, e do encontro com três produções desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Rizoma: Laboratório de Pesquisa em Filosofia e Arte-Educação, proposto por Cláudia Madruga Cunha. Assim, a escrita procura devir docência e docente sob um pano de fundo filosófico que captura fluxos de pensamento, além de usar de recursos discursivos e estéticos para afirmar uma pesquisa e uma professora-pesquisadora criadoras.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This is a work whose main objective is to discuss the philosophy of difference with the educational plan through the idea of turning the thought of tradition from conceptual displacements present in the French philosopher Gilles Deleuze (2010, 2011, 2018). First, this discussion analyzes contexts of the philosophical and educational tradition, crossing the theory of ideas present in Plato. Subsequently, it addresses some fields of activity of professors who are researchers of Difference, with the intention of presenting other possible professors' relationships. Following Deleuze, cartography emerges as a methodological path through connections and articulations between the territory of difference and the territory of education. This path unfolds in a weaving that forms the weaving of the text through the idea of weaving thinking, teaching and writing itself. The effects of this woven movement contemplate the lines of flight of the female teacher who plot the outside of a historically delimited social role. A movement that stems from the meeting with the Escrileituras da Diferença Research Network, proposed by Sandra Mara Corazza, and the meeting with three productions developed by the Rizoma Study Group: Research Laboratory in Philosophy and Art-Education, proposed by Cláudia Madruga Cunha. Thus, writing seeks to become teaching and teaching under a philosophical background that captures flows of thought, in addition to using discursive and aesthetic resources to affirm a creator research and teacherresearcher.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectDiferença (Filosofia)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectDevir (Conceito filosófico)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleTramas inversas na educação : efeitos na criação de mulheres professoras-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.