Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Wojciechowski, Jaime, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Especialização em Inteligência Artificial Aplicada | - |
Autor(es): dc.creator | Evangelista, Josué Leal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:42:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:42:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82085 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82085 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Jaime Wojciechowski | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de Especialização em Inteligência Artificial Aplicada. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 11-12 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O estudo apresentado neste documento trata da técnica de aprendizado de máquina supervisionada aplicada a análise de sentimento. Essa técnica foi utilizada para predição de sentimentos em avaliações textuais de usuários de aplicativos do Google Play. Para isso, foram usados para previsão classificadores como o Decision Tree, K-Nearest Neighbor (K-NN), Nayve Bayes e o Extreme Gradient Boosting (XGBoost). Esses classificadores foram aplicados em dois datasets: um com saída de duas classes (binário) e outro de três classes (ternário). Além disso, utilizou-se em cada classificação a vetorização Count Vectorizer (CV) e a Term Frequency-Inverse Document Frequency (TF-IDF). A linguagem Python com algumas de suas bibliotecas e módulos foi utilizada nas etapas do trabalho. Os melhores resultados na classificação binária foram obtidos pelo modelo XGBoost com acurácias de 0,9380 com a vetorização CV e 0,9382 com a TF-IDF. Em segundo lugar, o Naive Bayes com acurácias de 0,9312 com a vetorização CV e 0,9264 com a TF-IDF. Na classificação multiclasse, manteve-se as colocações, uma vez que o XGBoost obteve acurácias de 0,7281 com a vetorização CV e 0,728 com a TF-IDF e o Naive Bayes alcançou acurácias de 0,7081 e 0,7078 com a vetorização CV e TF-IDF respectivamente. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado do computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos - Recursos eletrônicos de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia - Avaliação | - |
Título: dc.title | Aprendizado de máquina aplicado a análise de sentimento em avaliações de usuários de aplicativos do Google Play | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: