Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Staut Júnior, Sérgio Said, 1977- | - |
Autor(es): dc.contributor | Arenhart, Sérgio Cruz, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito | - |
Autor(es): dc.creator | Sabbag Neto, Thomé | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:01:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:01:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82065 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82065 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sérgio Said Staut Júnior | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Sérgio Cruz Arenhart | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito. Defesa : Curitiba, 13/02/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A criação e a interpretação das normas jurídicas são problemas clássicos e persistentes na Filosofia e na Teoria do Direito. Tais problemas que, em tempos de crise metodológica relevante nas práticas jurídicas, acabam por ganhar a atenção até mesmo daqueles que, antes, dispensavam-se de pensar neles (tanto operadores jurídicos mais afeitos à prática que à teoria, quanto a população leiga, naturalmente distanciada dessas discussões). Nesse trabalho, após um mapeamento sumário das principais teorias sobre a criação e a interpretação das normas (nomeadamente o positivismo legalista, o positivismo reformado de Kelsen e Hart, a tese de Dworkin e as variantes escandinava, genovesa e norte-americana do jusrealismo), o consenso teórico segundo o qual não existem normas antes da interpretação (judicial) da lei será revisitado criticamente, desde uma abordagem filosófico-argumentativa. Essa revisão consistirá na submissão da tese cético-voluntarista, segundo a qual é o intérprete que cria as normas, a testes teoréticos de cinco tipos: testes semânticos ("O que é que se afirma, afinal?"), testes lógicos ("Com que consistência se afirma o que se afirma?"), testes epistêmicos ("É isso o que de fato acontece?"), testes fenomenológicos ("É isso o que em geral se acha que acontece?") e testes pragmáticos ("É isso o que queremos que aconteça?"). A conclusão se apoiará nos resultados desses testes teoréticos e, mesmo não propondo qualquer tipo de retorno às teses formalistas, rejeitará a descrição teórica segundo a qual as decisões judiciais são atos de criação de normas gerais. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The making and interpretation of legal norms are classic and persistent issues in Philosophy of Law and Jurisprudence. In times of serious methodological crisis in legal practices, these issues end up drawing the attention even of those who were previously exempt from thinking about them (both legal operators more accustomed to practice than theory, and the lay audience, naturally distanced from such debates). In this work, after briefly mapping the major theories on the making and interpretation of norms (namely legalist positivism, Kelsen and Hart’s reformed positivism, Dworkin’s thesis and the Scandinavian, Genoese and North American variants of legal realism), the theoretical consensus according to which there are no norms before the (legal) interpretation of the statutes will be critically revisited from a philosophically argumentative approach. Such review will consist of submitting the skeptical and voluntarist thesis, according to which it is the interpreter who creates the norms, to five types of theoretical tests: semantic tests ("What is being ultimately asserted?"), logical tests ("With what consistency one asserts what is asserted?"), epistemic tests ("Is this what actually happens?"), phenomenological tests ("Is this what is generally thought to happen?") and pragmatic tests ("Is it what we want to happen?"). The conclusion will be based on the results of these theoretical tests and, although it does not propose any kind of return to formalist theses, it will reject theoretical description according to which judicial decisions are acts that create general norms. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Norma juridica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hermenêutica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito | - |
Título: dc.title | Juízes criam normas? : objeções à tese de que não há normas antes da interpretação (judicial) da lei | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: