Saúde e redes sociais : a influência e o consumo entre os jovens

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Autor(es): dc.contributorQuadros, Cláudia Irene de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas-
Autor(es): dc.creatorLeão, Pollyana Foresti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:50:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:50:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82030-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82030-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Claudia Irene de Quadros-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : De que modo os jovens consomem saúde nas redes sociais? Para responder a questão problema deste TCC, um grupo focal com estudantes universitários, realizado no primeiro semestre de 2022, foi o ponto de partida para a escolha dos seguintes eixos teóricos: influenciadores digitais, jovens, saúde e redes sociais. Os influenciadores digitais da área de saúde são os preferidos da maioria desses jovens que participaram do grupo focal. Por isso, a fundamentação teórica também busca olhar para estes eixos com o apoio de autores, como: Terra (2011; 2012; 2015, 2017, 2019, 2022), Karhawi (2016; 2017), Dreyer (2017), Recuero (2009), Saad (2017), Raposo (2017) e Sacramento (2018). A pesquisa tem caráter qualitativo, o método para a coleta de dados foi o grupo focal e para a análise dos dados foi utilizada a de conteúdo. A chegada da Internet trouxe diversas mudanças para a sociedade e possibilidades de expressão e sociabilização, bem como o estudo das interações e conversações, possíveis com o surgimento das redes sociais. Desse modo, compreender as lógicas de consumo e influência dentro do ambiente digital é tanto necessário para as relações públicas de hoje quanto enriquecedor para os estudos em comunicação. Pensar em abordar nichos específicos também é uma boa estratégia. Com o assunto saúde em pauta, um dos mais buscados nas redes sociais – como apontam pesquisas do Google Brasil e da empresa Minuto Saudável –, foi possível perceber como o público jovem reage a essas informações e a forma como elas são apresentadas. Na hora de consumir sobre saúde on-line, os jovens estudantes de relações públicas exprimiram dispor de senso crítico, respeito por suas individualidades e fidelidade a seus valores. Além do mais, foi interpretado que a essência da influência está na conexão estabelecida entre os atores a partir dos conteúdos consumidos em rede-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectInfluenciadores digitais-
Palavras-chave: dc.subjectRelações públicas-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais on-line-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação em saúde-
Título: dc.titleSaúde e redes sociais : a influência e o consumo entre os jovens-
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