
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Padilha, Ana Caroline de Bassi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Fernanda Passos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:52:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:52:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/82026 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82026 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Dra. Ana Caroline de Bassi Padilha | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho aborda o tema do engajamento político e social das crianças e adolescentes em causas e movimentos de ativismo em redes sociais. A emergência de novos meios de comunicação no ciberespaço e um maior entendimento acerca do crescente acesso às tecnologias da informação e da comunicação possibilitam discussões para compreender as novas formas de ativismo infanto-juvenil. A partir desta perspectiva, foram pesquisadas a participação e o envolvimento histórico de crianças e adolescentes em diferentes causas, até sua mobilização recente em torno da causa da mudança climática. À medida que a participação das crianças e adolescentes em assuntos e causas de seu interesse é facilitada pelo seu acesso à internet, é relevante entender como essa participação ocorre e repercute de formas diferentes em espaços, não apenas geográficos, mas políticos, como Norte e Sul. Para isso, foi realizada uma análise das redes sociais de duas jovens ativistas climáticas, Greta Thunberg e Vanessa Nakate, nascidas na Suécia e na Uganda, respectivamente. Os principais conteúdos analisados, em uma metodologia de estudo qualitativa, foram os textos, fotos, hashtags, vídeos e legendas de perfis de Twitter e Instagram. As atividades, em forma de curtidas, comentários, interações e retweets, servem como medidas de ressonância do conteúdo publicado. Este estudo visa compreender como crianças e adolescentes de diferentes localizações geográficas fazem uso do ciberespaço e das novas mídias para expressar suas visões buscando se inserir no cenário da política internacional, ambiente em que foram tradicionalmente excluídas e invisibilizadas. Greta e Vanessa, ambas mulheres jovens ativistas, se utilizam das redes para alcançar espaço e visibilidade em assuntos em que não são tradicionalmente abertos à participação infantojuvenil | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet e ativismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet e adolescentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes na comunicação de massa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise de conteúdo (Comunicação) | - |
| Título: dc.title | "Na linha de frente, mas não nas primeiras páginas" : ciberativismo e representação midiática de crianças e adolescentes, os casos de Greta Thunberg e Vanessa Nakate | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: