Estratégias da linguagem da propaganda semiose das embalagens de cosméticos veganos

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Autor(es): dc.contributorMessa, Fabio de Carvalho, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Linguagem e Comunicação-
Autor(es): dc.creatorSouza, Jaqueline Keila Beoni de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:19:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:19:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82023-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82023-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Fábio de Carvalho Messa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A partir do interesse de entender como funcionam as estratégias da linguagem da propaganda ao observar embalagens de cosméticos que apresentam proposta vegana, surgiu a busca pessoal de pesquisar sobre o conceito vegano. Este trabalho traz informações sobre a origem do movimento vegano e esclarecimentos de como as instituições, que certificam Selos Veganos em cosméticos, organizam-se identificando as imagens de seus respectivos logotipos, que aparecem em alguns produtos. Decorrente disso, debruça-se um olhar semiótico sobre embalagens selecionadas, nas quais constam informações indiciais e icônicas sobre o tema vegano das marcas populares brasileiras: Skala, Nazca e Natura. Identificamos os recursos estilísticos muito utilizados na publicidade, baseando-nos em conceitos contidos nas obras: Semiótica Aplicada, de Lucia Santaella; A Linguagem da Propaganda, de Antônio José Sandmann; e A Evolução do Texto Publicitário, de João Anzanello Carrascoza. Os resultados evidenciam os valores agregados que se dão sobre os produtos que propagam a ideologia vegana como sendo inovadora e atual, persuadindo o receptor/consumidor com a ideia de um consumo consciente ao bem estar animal. Muitas empresas buscam esta ideia para o mercado global e disseminam concepções de práticas sustentáveis.-
Formato: dc.format1 recurso online (73 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda na embalagem-
Palavras-chave: dc.subjectVeganismo - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Título: dc.titleEstratégias da linguagem da propaganda semiose das embalagens de cosméticos veganos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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