Inclusão de estudantes surd@s no ensino superior : desenvolvimento e análise de um produto pedagógico autoral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Lídia da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Graduação em Geografia-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Emilly Christine Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:49:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:49:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82003-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82003-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Lídia da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Graduação em Geografia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem o objetivo de analisar uma cartilha que foi desenvolvida para docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e visa dar orientações práticas sobre metodologias e ações inclusivas. Para tanto ancora-se, teoricamente, em Kneller (1980), Silva (2002) Campello (2008), Lebedeff (2010), Romário e Dorziat (2016), Fernandes e Moreira (2017), Moreira (2022) e outros(as) para discutir a pedagogia visual, a modelização e o letramento visual. A partir da metodologia descritiva, avalia o material e identifica suas potencialidades. Os resultados apontam que o produto pedagógico autoral se assenta em teorias que valorizam a diferença que caracteriza as pessoas Surdas, e que seu uso, por parte dos(as) docentes, contribui para um ensino mais inclusivo na UFPR. Com base nesses resultados, conclui-se que a inclusão de estudantes Surdos(as) no ensino superior precisa levar em conta procedimentos pedagógicos e atitudinais que evidenciem a sua visualidade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes surdos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectVisualização-
Título: dc.titleInclusão de estudantes surd@s no ensino superior : desenvolvimento e análise de um produto pedagógico autoral-
Título: dc.titleInclusão de estudantes surdos no ensino superior-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.