O novo mundo de compras online : uma análise de empresas entrantes no mercado livre

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Autor(es): dc.contributorAbrahão, Cinthia Maria de Sena, 1969--
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Lucas Bello, 1998--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação Bacharelado em Gestão e Empreendedorismo-
Autor(es): dc.creatorWoginski, Eduarda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:01:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:01:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/82002-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/82002-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Cinthia Maria de Sena Abrahão-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Gestão e Empreendedorismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O novo mundo das compras online, está relacionado ao avanço da tecnologia e das novas formas do consumidor ter acesso ao ato de realizar a compra, considerando que em aproximadamente vinte anos de evolução o comércio eletrônico se tornou o canal de mercado que mais expandiu no Brasil, com ênfase para o período entre 2020 até o presente momento. O seu crescimento exponencial esteve relacionado com a crise sanitária causada pelo vírus Sars-cov 2,que em muitos momentos impossibilitou o consumidor de ter acesso ao mercado físico, devido às restrições que eram necessárias para os momentos mais críticos da crise. O presente estudo busca compreender esse fenômeno por meio da análise dos benefícios, pontos fortes e desafios do comércio online relativos aos varejistas entrantes no marketplace Mercado Livre entre 2020 e 2022, no segmento Casa, Móveis e Decoração. Em termos dos procedimentos metodológicos, adotou-se abordagem quali-quantitativa, exploratória e descritiva, embasados em dados secundários, de acordo com o delineamento de pesquisa documental. Os principais resultados indicam que a necessidade que muitos varejistas tiveram, em relação ao contexto caótico pandêmico, acelerou a adesão ao mercado online e abriu portas para mostrar os benefícios de atuação no marketplace do Mercado Livre. Dentre os benefícios estão o custo baixo, maiores acessibilidades a clientes, informações mais precisas da concorrência, feedbacks dos clientes e transparência da plataforma, assim como aproveitar a credibilidade que a mesma já possui no mercado. Também apresentam pontos fortes como a visibilidade das empresas estudadas em relação à percepção dos clientes. Em média de 88,9% das avaliações são positivas, evidenciando a eficiência dos varejistas na logística, atendimento e o Produto. Logo, os maiores desafios foram a insuficiência no registro dos feedbacks dos consumidores, dificultando a análise dos pontos fortes e fracos.-
Formato: dc.format1 recurso online (76 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCompras online-
Palavras-chave: dc.subjectDoenças - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectPandemias-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19 (doença)-
Título: dc.titleO novo mundo de compras online : uma análise de empresas entrantes no mercado livre-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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