
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Cristina Figueiredo, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Flávia Rodrigues de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:17:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:17:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81992 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81992 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª. Drª. Maria Cristina Figueiredo Silva | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 23/02/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos Linguísticos | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objeto de estudo desta dissertação foi investigar a aquisição e uso de sujeito nulo por aprendizes de português brasileiro (PB) como segunda língua (L2), à luz da teoria gerativa. A necessidade dessa investigação vem de nossa experiência como professor de português brasileiro como segunda língua (PB/L2), e os desafios de entender como essa aquisição acontece e como melhor abordar esse tema em sala de aula. Partimos da premissa de que, ao adquirir uma segunda língua, o aprendiz fará uso da Gramática Universal, e também acessará a gramática de sua primeira língua, auxiliando na aquisição do parâmetro aqui investigado. Uma pesquisa empírica foi conduzida com 20 participantes, sendo 10 falantes nativos de PB, que fizeram parte do grupo de controle, e 10 falantes não nativos, sendo cinco falantes francófonos e cinco falantes hispanos, todos residindo e aprendendo PB no Brasil. Os resultados de nossa pesquisa empírica mostraram que os aprendizes de PB/L2 optaram, por muitas vezes, preencher uma posição vazia de sujeito em uma sentença, produzindo, assim, uma alta média de uso de sujeito realizado. Foi possível constatar, também, que em produções textuais, os aprendizes produziram, de forma espontânea, sentenças contendo sujeito nulo, mesmo aqueles que têm como língua materna o francês, que não possui sujeito nulo. Nossa pesquisa também procurou contribuir para o ensino de sujeito nulo do PB em salas de PB/L2, com o intuito de fortalecer as práticas pedagógicas já empregadas em sala de aula. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The main objective of this research was to investigate how learners of Brazilian Portuguese as a second language acquire and use the null subject, in the light of the generative theory conceived by Noam Chomsky. As language teachers, we decided to explore the challenges students face when learning the usage of null subjects and how to best approach this topic in the classroom. We started from the premise that, when the learner acquires a second language, they will make use of Universal Grammar, and will seek help in the grammar of their first language to better understand the concepts of null subject. An empirical research was conducted with 20 participants; the control group was composed of 10 native Brazilian Portuguese speakers. The experimental group was composed of 10 non-native speakers living and learning Brazilian Portuguese in Brazil, five of which were French speakers and five were Hispanic speakers. The results of our empirical research showed that learners of Brazilian Portuguese as a second language often chose to use a pronoun to fill in an empty subject position in a sentence, thus showing a high average of pronoun usage for subjects in a sentence. We also verified that in textual productions, learners spontaneously produced sentences containing a null subject, i.e., without a pronoun, even those who are French native speakers and are not used to the usage of null subjects. This research also sought to contribute to the teaching of the null subject in BP in BP/L2 classrooms, with the aim of strengthening the pedagogical practices already used in the classrooms. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Falantes estrangeiros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingua portuguesa - Sujeito e predicado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aquisição da segunda língua | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
| Título: dc.title | O sujeito nulo no ensino de português brasileiro como L2 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: