A Natureza como ELO no coMtato intergeracional : uma alternativa de educação para sustentabilidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBica, Gabriela Schenato, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Simone Gomes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:47:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:47:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81961-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81961-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Gabriela Schenato Bica-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A experiência apresentada teve como objetivo a mobilização de encontros intergeracionais fomentando a compreensão de que a escola é um ambiente formativo, mesmo para aquele/a que não está em idade escolar e, deste modo, construir relações de aprendizagem no "CoMtato" com sujeitos/as de outras gerações. A sustentabilidade e imbricamento com a natureza tornaram-se eixos norteadores das experiências. Foram realizadas atividades como: aula de campo no Parque Lago Azul, atividade de caminhada com as famílias no entorno da escola e participação na Festa Junina no Departamento de Educação Física com o Grupo Sem Fronteiras da UFPR e implementação de um projeto de contra turno na escola, denominado "Práticas corporais de aventura/natureza na escola: uma formação intergeracional". Todas as atividades, foram realizadas com crianças, adultos e idosos; e trouxeram experiências muito positivas para todos. Destaca-se o engajamento das crianças nas produções artísticas e textuais, especialmente após as vivências. Além das vivências foi possível envolver famílias em propostas educativas do cotidiano escolar. Este projeto tem transformado nossa docência e o ambiente escolar do qual fazemos parte, uma vez que há um movimento de contracultura no qual buscamos ocupar ambientes extraescolares e aproximar e/ou inserir a comunidade extraescolar para dentro dos muros da instituição educativa.-
Formato: dc.format1 recurso online (32 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao ambiental - Ecoturismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física - Recreação-
Título: dc.titleA Natureza como ELO no coMtato intergeracional : uma alternativa de educação para sustentabilidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.