Levantamento de parâmetros e simulação de emissões de frotas urbanas em condições de tráfego em Curitiba (PR)

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Autor(es): dc.contributorErrera, Marcelo Risso, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Ambiental-
Autor(es): dc.creatorSilva, Isadora Palhano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:08:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:08:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81960-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81960-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Marcelo Risso Errera-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Curso de Graduação em Engenharia Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionMobilidade urbana é um desafio para as gestões públicas de todo centro urbano, pois o dilema enfrentado no espaço geográfico brasileiro, com cada vez mais veículos individuais incha as ruas das grandes cidades, aumentando o tempo de deslocamento das pessoas e os níveis de poluição nas cidades. O presente trabalho tem como objetivo atualizar e expandir a base de dados para o modelo Errera, Marin, Stanescu, 2010 (EMS-UFPR), para obtenção do impacto de alteração no perfil tecnológico dos motores, da matriz de combustíveis e das condições de tráfego urbano, para analisar e determinar os impactos de alteração da frota no tempo de deslocamento de veículos e emissões de poluentes na cidade de Curitiba (PR). Para fazer o levantamento de fatores de emissões da frota urbana brasileira, serão utilizados dados extraídos do PROCONVE- Ibama (Programa de Controle de poluição do ar por Veículos Automotores), e informações fornecidas pelo IPPUC. Para o levantamento das condições de tráfego com base em dados de campo (Curitiba), serão utilizadas informações do site da URBS (Urbanização de Curitiba) e IPPUC. Para a implementação dos parâmetros e simulação no modelo, será utilizado o artigo desenvolvido pelos professores Marcelo Errera e George Stanescu intitulado "Mathematical Modeling of the Effect of Urban Fleet Size on Automotive Vehicles Emissions", ENCIT 2010-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectRuas-
Título: dc.titleLevantamento de parâmetros e simulação de emissões de frotas urbanas em condições de tráfego em Curitiba (PR)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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