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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Godoi, Ricardo Henrique Moreton | - |
| Autor(es): dc.contributor | Borillo, Guilherme Cardoso, 1990- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Ambiental | - |
| Autor(es): dc.creator | Hoffmann, Camila | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:16:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:16:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81953 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81953 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Ricardo Henrique Moreton Godoi | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: Guilherme Cardoso Borillo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia Ambiental | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | A qualidade do ar afeta diretamente a saúde humana, assim como impacta os recursos ambientais. Veículos automotores se despontam como uma fonte importante de poluição atmosférica, principalmente os usados para o transporte de cargas pesadas. Essa opção de transporte utiliza motor a Diesel devido sua maior relação carga/potência. Diante das significativas emissões de compostos poluentes gasosos e particulados por veículos movidos a diesel, buscou-se a combinação de novas tecnologias dos motores com regulamentações mais restritivas que estabelecesse limites de emissões para determinados compostos, além do desenvolvimento e da utilização de combustíveis alternativos. Neste estudo, buscou-se identificar e quantificar a emissão de compostos emitidos utilizando um motor EURO V regulamentado nacionalmente e equipado com sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR). Utilizando também um dinamômetro de bancada analisou-se especificamente hidrocarbonetos, óxidos de carbono, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, entre outros compostos, quando este motor utilizava diferentes combustíveis, desde diesel puro, até proporções de 8%, 15%, 50% e 75% de biodiesel de soja adicionado ao diesel padrão S10 (teor de enxofre menor que 10 ppm) e 100% de biodiesel de soja. O dinamômetro de bancada foi operado sob o modo transiente a fim de simular condições reais de funcionamento do motor para a identificação e quantificação dos gases emitidos. Para o acompanhamento das emissões usou-se o equipamento FTIR (Fourier Transform Infrared Spectroscopy) acoplado ao escape do motor. Os dados de concentração de cada composto foram tratados individualmente e subsequentemente avaliados pelo método estatístico ANOVA afim de avaliar se as diferenças das emissões eram significativas. Os resultados indicaram que os parâmetros físico-químicos dos combustíveis afetam diretamente a qualidade da emissão de poluentes. Além disso, a utilização do biocombustível B100 (100% de biodiesel) incrementou as emissões de alguns hidrocarbonetos, além de amônia e CO2. Enquanto que para o diesel S10 observou-se o aumento significativo nas emissões de NO2. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ar - Qualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ar - Poluição | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Combustiveis para motores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biodiesel | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motor diesel | - |
| Título: dc.title | Emissões gasosas de um motor Euro V em bancada utilizando diversas proporções de diesel - biodiesel | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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