Emissões gasosas de um motor Euro V em bancada utilizando diversas proporções de diesel - biodiesel

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Autor(es): dc.contributorGodoi, Ricardo Henrique Moreton-
Autor(es): dc.contributorBorillo, Guilherme Cardoso, 1990--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Ambiental-
Autor(es): dc.creatorHoffmann, Camila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:16:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:16:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81953-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81953-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ricardo Henrique Moreton Godoi-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Guilherme Cardoso Borillo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionA qualidade do ar afeta diretamente a saúde humana, assim como impacta os recursos ambientais. Veículos automotores se despontam como uma fonte importante de poluição atmosférica, principalmente os usados para o transporte de cargas pesadas. Essa opção de transporte utiliza motor a Diesel devido sua maior relação carga/potência. Diante das significativas emissões de compostos poluentes gasosos e particulados por veículos movidos a diesel, buscou-se a combinação de novas tecnologias dos motores com regulamentações mais restritivas que estabelecesse limites de emissões para determinados compostos, além do desenvolvimento e da utilização de combustíveis alternativos. Neste estudo, buscou-se identificar e quantificar a emissão de compostos emitidos utilizando um motor EURO V regulamentado nacionalmente e equipado com sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR). Utilizando também um dinamômetro de bancada analisou-se especificamente hidrocarbonetos, óxidos de carbono, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, entre outros compostos, quando este motor utilizava diferentes combustíveis, desde diesel puro, até proporções de 8%, 15%, 50% e 75% de biodiesel de soja adicionado ao diesel padrão S10 (teor de enxofre menor que 10 ppm) e 100% de biodiesel de soja. O dinamômetro de bancada foi operado sob o modo transiente a fim de simular condições reais de funcionamento do motor para a identificação e quantificação dos gases emitidos. Para o acompanhamento das emissões usou-se o equipamento FTIR (Fourier Transform Infrared Spectroscopy) acoplado ao escape do motor. Os dados de concentração de cada composto foram tratados individualmente e subsequentemente avaliados pelo método estatístico ANOVA afim de avaliar se as diferenças das emissões eram significativas. Os resultados indicaram que os parâmetros físico-químicos dos combustíveis afetam diretamente a qualidade da emissão de poluentes. Além disso, a utilização do biocombustível B100 (100% de biodiesel) incrementou as emissões de alguns hidrocarbonetos, além de amônia e CO2. Enquanto que para o diesel S10 observou-se o aumento significativo nas emissões de NO2.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAr - Qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectAr - Poluição-
Palavras-chave: dc.subjectCombustiveis para motores-
Palavras-chave: dc.subjectBiodiesel-
Palavras-chave: dc.subjectMotor diesel-
Título: dc.titleEmissões gasosas de um motor Euro V em bancada utilizando diversas proporções de diesel - biodiesel-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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