Ecoformação e transdisciplinaridade : uma reflexão sobre o projeto mais participação e agroecologia na E.T.I. professor Fidêncio Bogo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlberton, Josililian, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Autor(es): dc.creatorMedeiros, Thalita Melo de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:57:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:57:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-10-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81949-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81949-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Josililian Alberton-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A reflexão sobre as práticas educativas e sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, pela busca pela melhoria da qualidade da educação e da vida, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a a educação que temos. A ecoformação e a transdisciplinaridade configuram-se como caminhos possíveis para uma transição pardigmática, reforma do pensamento e transformações significativas em contextos educacionais, sociais, políticos, econômicos, dentre outros envolvendo um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de de membros da comunidade escolar e local. O desafio que se coloca é de pensar e fazer uma educação que seja crítica, participativa, democrática, humanizadora e inovadora em níveis formais e/ou não formais. Assim, ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva transdisciplinar e ecoformadora tendo como referência a tríade da vida (homem-sociedade-natureza).-
Formato: dc.format1 recurso online (23 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao ambiental - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia agrícola-
Palavras-chave: dc.subjectInovações educacionais-
Título: dc.titleEcoformação e transdisciplinaridade : uma reflexão sobre o projeto mais participação e agroecologia na E.T.I. professor Fidêncio Bogo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.