
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dias, Lucimar Rosa, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silveira, Tatiane Cristina da | - |
| Autor(es): dc.creator | Graciano, Eliane Regina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:22:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:22:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81937 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81937 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a Dra. Lucimar Rosa Dias | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 76-83 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A educação para as relações raciais ainda instiga discussões nas grades curriculares dos cursos de graduação e principalmente na formação continuada dos/as professores/as, nos diversos níveis e modalidades da educação brasileira. Ao refletir sobre as relações raciais e a formação continuada optou-se por abordar o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), elaborado pelo Governo Federal, que prioriza identificar os problemas da Educação Básica e propor ações de intervenção. No estado do Paraná a parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e as Instituições de Ensino Superior (IES) estaduais e federais, busca a melhoria da qualidade da educação, aproximando essas instituições da realidade escolar. O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os Projetos de Intervenção, especificamente para relações raciais, realizados pelos/as profissionais da Educação Básica participantes do PDE-Curitiba e região metropolitana, no período de 2007 a 2014, buscando compreender o interesse que os/as instigou a produzirem os trabalhos neste tema. Utilizando os teóricos como Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes, foi realizado um levantamento no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos artigos na Scientific Electronic Library Online – (SCIELO), bem como leituras de Documentos Oficiais do âmbito Federal, Estadual e Municipal. Por meio de entrevistas semiestruturadas de cunho qualitativo realizadas com 3 (três) professores/as, os resultados apontam que a formação continuada foi positiva, possibilitando aos/as professores/as realizarem os Projetos de Intervenção elaborando reflexões necessárias sobre relações raciais com os/as estudantes em sala de aula. | - |
| Descrição: dc.description | Resumen : La educación para las relaciones raciales todavía suscita debates en los currículos de pregrado y en particular en la educación continua de los maestros y maestras así con los administradores de los distintos niveles y modalidades de la educación brasileña. Al reflexionar sobre las relaciones raciales y educación continua optamos por abordar el Programa de Desarrollo Educativo (PDE), preparado por el Gobierno Federal, que da prioridad a identificar los problemas de educación básica y proponer acciones de intervención. En el estado de Paraná la colaboración entre elDepartamento de Educación del Estado y de las Instituciones de Educación Superior (IES) estatal y federal, buscan mejorar la calidad de la educación, estas instituciones se acercan a la realidad escolar. El objetivo de este estudio fue identificar y analizar los proyectos de intervención, específicamente para las relaciones raciales, hechospor la educación profesional de los/las participantes Básicas de la PDE-Curitiba y región metropolitana, de 2007 a 2014, tratando de entender la preocupación de que los/las instigado para producir el trabajo en esta área. Utilizando teóricos como Kabengele Munanga y Nilma Lino Gomes, se realizó una encuesta en la base dedatos de Educación Superior de Personal de Coordinación de Mejoras (CAPES), y en los artículos de la Scientific Electronic Library Online - (SCIELO) y lecturas de documentos oficiales niveles federal, estatal y municipal. A través de la naturaleza cualitativa de entrevistas semi-estructuradas con tres (3) maestros/as, los resultados muestran que la educación continua fue positiva, posibilitando a los profesores la realización de Proyectos de Intervención elaborando reflexiones necesarias sobrelas relaciones raciales con los/las estudiantes en el aula. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Racismo | - |
| Título: dc.title | PDE e a formação de professores/as para a educação das relações raciais : projetos de intervenções | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: