Arte e criatividade na educação de superdotados

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStoltz, Tania, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorMachado, Cristiana Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:56:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:56:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81927-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81927-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa Dra Tania Soltz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 61-67-
Descrição: dc.descriptionResumo : A educação escolar, sob o enfoque da perspectiva inclusiva, assume como objetivo: o acesso, a participação e a garantia de aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares (BRASIL, 2007). No que se refere à educação de alunos com altas habilidades/ superdotação (AH/SD), essa é assegurada pela legislação em vigor que admite o discente superdotado como sujeito de direito à educação especial e de adequações que possibilitem o desenvolvimento pleno desse estudante (BRASIL,1996; VIRGOLIM, 2012; PISKE, 2014b). Contudo, mesmo a educação especial constituindo-se como um direito, muitos alunos superdotados encontram-se em situação de exclusão escolar (FREITAS; REICH, 2015). Com isso o objetivo do presente estudo é investigar as contribuições da arte e da criatividade para o desenvolvimento sócio emocional de alunos com AH/SD no contexto inclusivo. Essa investigação se justifica na medida em que procura explicitar o potencial educativo das atividades artísticas e criativas. Assim, este estudo possui caráter qualitativo de natureza exploratória, enfocando um estudo de caso. Para tanto, nessa pesquisa adotamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a aplicação de um questionário baseado no instrumento "Mapas afetivos" de Bomfim(2010) e as observações de campo. Os participantes desse estudo foram 10 alunos identificados com AH/SD, estudantes da rede de ensino de um município no Estado do Paraná. A partir da análise dos dados foi possível perceber que a arte e a criatividade constituem-se como instrumento que auxilia esse discente a lidar com seu mundo interior, como também possibilita oportunidades para o emprego do potencial criativo e inovador. Nesse sentido, o estudo aponta para a necessidade da revisão das práticas pedagógicas destinadas aos discentes com potencial superior, como também a investigação de metodologias de ensino que integrem as atividades artísticas e criativas em suas práticas educacionais.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças superdotadas-
Palavras-chave: dc.subjectSuperdotados - Educação-
Título: dc.titleArte e criatividade na educação de superdotados-
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