
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Stoltz, Tania, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Cristiana Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:56:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:56:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81927 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81927 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dra Tania Soltz | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 61-67 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A educação escolar, sob o enfoque da perspectiva inclusiva, assume como objetivo: o acesso, a participação e a garantia de aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares (BRASIL, 2007). No que se refere à educação de alunos com altas habilidades/ superdotação (AH/SD), essa é assegurada pela legislação em vigor que admite o discente superdotado como sujeito de direito à educação especial e de adequações que possibilitem o desenvolvimento pleno desse estudante (BRASIL,1996; VIRGOLIM, 2012; PISKE, 2014b). Contudo, mesmo a educação especial constituindo-se como um direito, muitos alunos superdotados encontram-se em situação de exclusão escolar (FREITAS; REICH, 2015). Com isso o objetivo do presente estudo é investigar as contribuições da arte e da criatividade para o desenvolvimento sócio emocional de alunos com AH/SD no contexto inclusivo. Essa investigação se justifica na medida em que procura explicitar o potencial educativo das atividades artísticas e criativas. Assim, este estudo possui caráter qualitativo de natureza exploratória, enfocando um estudo de caso. Para tanto, nessa pesquisa adotamos como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a aplicação de um questionário baseado no instrumento "Mapas afetivos" de Bomfim(2010) e as observações de campo. Os participantes desse estudo foram 10 alunos identificados com AH/SD, estudantes da rede de ensino de um município no Estado do Paraná. A partir da análise dos dados foi possível perceber que a arte e a criatividade constituem-se como instrumento que auxilia esse discente a lidar com seu mundo interior, como também possibilita oportunidades para o emprego do potencial criativo e inovador. Nesse sentido, o estudo aponta para a necessidade da revisão das práticas pedagógicas destinadas aos discentes com potencial superior, como também a investigação de metodologias de ensino que integrem as atividades artísticas e criativas em suas práticas educacionais. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças superdotadas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Superdotados - Educação | - |
| Título: dc.title | Arte e criatividade na educação de superdotados | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: