
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luiza Renata Mendes de Paula | - |
| Autor(es): dc.creator | Cesaro, Beatriz de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:21:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81924 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81924 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a Ana Lorena de Oliveira Bruel | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 55-58 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho discute as percepções e os questionamentos levantados em pesquisas sobre as avaliações em larga escala no país. E de que maneira os sujeitos da ação pedagógica estabelecem suas práticas em relação às avaliações externas vivenciadas nas escolas. O referencial teórico construído aborda o processo de consolidação do sistema nacional de avaliação externa no Brasil, à luz de reflexões sobre estudos que analisam a cultura de avaliação em larga escala. (CHIRINÉA; BRANDÃO, 2015; SOUSA, 2014; SOARES, 2009; BONAMINO; SOUSA, 2012; BONAMINO; FRANCO, 1999; GATTI, 1994) Apresenta também análises sobre as formas de divulgação dos resultados das avaliações externas, incluindo um estudo sobre as escalas de proficiência e suas possíveis interpretações. Este trabalho debruçou-se ainda sobre a construção de um levantamento sobre pesquisas que procuraram analisar a divulgação e a compreensão dos profissionais da educação básica em relação aos resultados das avaliações externas. (ANADON; GARCIA, 2015; FONTANIVE, 2013; INEP, 2013; SOARES, 2009; ALVES, FRANCO, 2008) A pesquisa de campo deu-se por um Estudo de Caso realizado em uma escola pública de ensino fundamental da rede Municipal de Curitiba, no ano de 2015. Foram realizadas entrevistas com cinco professores que atuam junto às turmas de 9a ano do Ensino Fundamental, em diferentes áreas de conhecimento, uma pedagoga e a diretora da instituição. Foram selecionados profissionais que trabalham com uma das séries cujos estudantes matriculados realizam a Prova Brasil, avaliação escolhida como principal instrumento da discussão. Com as entrevistas pode-se compreender e analisar os relatos trazidos por estes sujeitos da prática pedagógica, fazendo com que novas hipóteses surgissem e que algumas percepções abordadas neste trabalho fossem observadas dentro da escola. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Título: dc.title | Percepção dos sujeitos da prática pedagógica escolar sobre as avaliações externas : um estudo de caso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: