Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stoltz, Tania, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Kely Carolini da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Arbugeri, Barbara Lhayz de Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:02:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:02:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81923 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81923 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Tania Stoltz | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 62-64 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo geral deste trabalho foi reconhecer os elementos fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Ao longo da pesquisa, como objetivos específicos, pretendemos: identificar a importância da família e da Instituição de Educação Infantil para o desenvolvimento integral da criança e identificar como se estabelece a relação família e Instituição de Educação Infantil no desenvolvimento da criança em seus aspectos cognitivo, afetivo e social. Para tanto, utilizamos de entrevistas semiestruturadas com cinco crianças, cinco mães e uma professora de um Centro Municipal de Educação Infantil, na cidade de Colombo, regiãometropolitana de Curitiba, além de observações na Instituição de Educação Infantil, registradas em diário de campo, que serviram de apoio aos dados coletados. Também foram exploradas diversas literaturas para a realização da pesquisa, com o intuito de relacionar os estudos com a prática vivenciada durante as entrevistas e observações. Os resultados da pesquisa apontam que a família e a Instituição de Educação Infantil mostram-se fundamentais para o desenvolvimento integral da criança. Os dados indicam que mães, professora e crianças reconhecem, sobretudo, a importância do afeto para o desenvolvimento integral da criança. A maioria das mães, crianças e professora entrevistadas entendem a Instituição de Educação Infantil como espaço formal de aprendizagem. Tanto as mães como a professora destacam a importância da relação família e Instituição de Educação Infantil para o desenvolvimento integral da criança. Os dados coletados indicam a importância do afeto, acesso a ensino de qualidade, socialização com outras crianças e iniciação aos cuidados pessoais para o desenvolvimento integral da criança. Observa-se a presença de uma visão limitada da contribuição da Instituição de Educação Infantil para o desenvolvimento integral da criança na percepção dos participantes do estudo. O ambiente escolar é compreendido principalmente como espaço de educação formal, o que confronta com a literatura especializada que observa aInstituição de Educação Infantil como espaço de desenvolvimento físico, psíquico intelectual e social. Os resultados, também, apontam que a família e a Instituição de Educação Infantil mostram-se fundamentais para o desenvolvimento integral da criança, para tanto há a necessidade de uma visão mais ampliada de educação, envolvendo os aspectos sociais, afetivos e cognitivos, para além da ideia de educação como espaço limitado à educação formal. Quando família e Instituição de Educação Infantil trabalham em conjunto, as dificuldades decorrentes do desenvolvimento podem ser superadas com mais facilidade. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Relações com a família | - |
Título: dc.title | A relação família e instituição de educação infantil para o desenvolvimento integral da criança | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: