Da criança idealizada à criança concreta : concepções de professoras frente à criança e à infância em um centro municipal de educação infantil

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Autor(es): dc.contributorKnoblauch, Adriane, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorJordão, Giseli-
Autor(es): dc.creatorMottin, Andrieli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:40:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:40:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81921-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81921-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Adriane Knoblauch-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Turismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 138-145-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma discussão referente às concepções de criança e infância, tanto no que diz respeito a uma perspectiva histórica e também dos estudos contemporâneos, sobretudo, da sociologia da infância. Os dados foram coletados por meio de desenhos e discursos proferidos por docentes, assim como percebidos através da observação do desenvolvimento de suas práticas pedagógicas e organização do espaço destinado a crianças de 0 a 3 anos, em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado em Colombo. Desta forma, através da pesquisa do tipo qualitativa, buscou-se apreender a concepção de criança e infância a partir das visões das professoras, assim como compreender por meio de seus discursos, e da observação de suas práticas pedagógicas, qual o tipo de criança idealizada por estes, assim como quais os comportamentos apresentados por estas que as fazem denominar uma determinada criança como ideal. Constatou-se, deste modo, que a forma como o professor compreende a criança e a infância pode influenciar a sua relação com a criança e interferir no desenvolvimento e condução de suas práticas pedagógicas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência à maternidade e à infância-
Palavras-chave: dc.subjectInfância - História-
Título: dc.titleDa criança idealizada à criança concreta : concepções de professoras frente à criança e à infância em um centro municipal de educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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