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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Hagemeyer, Regina Cely de Campos, 1950- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Ielen, Andreá Alessandra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:46:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:46:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81920 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81920 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Dra. Regina Cely de C. Hangemeyer | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 57-59 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo central, a profissão e atuação dos pedagogos definidos como bem-sucedidos/as, por desenvolver suas práticas pedagógicas de forma a contribuir com a escola pública democrática, e para o apoio ao trabalho dos professores, visando identificar os referenciais de suas práticas, que possam ser compartilhados com a maioria dos pedagogos da escola pública, situando as dimensões da profissão dos pedagogos para a escola contemporânea. Optou-se na pesquisa pela metodologia qualitativa, utilizando-se a aplicação de um questionário semiestruturado, para o levantamento de dados de identificação e de perfil dos pesquisados, considerando os eixos de atuação levantados na fundamentação. O referencial teórico, foi desenvolvido com base nos autores que problematizam a função do pedagogo, e que consideram os enfrentamentos dos profissionais pedagogos e professores da escola pública, diante de novas necessidades e interesses dos estudantes, que decorrem da sociedade atual em mudança. O objetivo central implicou em estudos sobre a formação e função dos pedagogos, realizados com base em Hagemeyer, Garrido, Giroux, Gimeno Sacristán, Pimenta e Franco, entre outros. Levou-se em conta, as discussões das categorias clarificadas na concepção da nova proposta do Curso Pedagogia da UFPR (2009) e os eixos considerados: eixo da profissionalização; eixo didático-pedagógico na profissão; eixo humano social. Na análise da pesquisa, foram situadas as práticas dos pedagogos bem sucedidos, que apontaram que a formação continuada em serviço, se bem organizada, proporciona condições de estudo, pesquisa e atualização para o trabalho pedagógico; que o projeto político pedagógico só terá consistência teórico prática se corresponder à participação, estudo e decisões pedagógicas de toda a comunidade escolar; que o diagnóstico sobre os novos sujeitos estudantes da escola pública, delineiam as novas necessidades da escolarização atual. Para o profissional pedagogo, que exerce um papel fundamental no processo de formação, deve ter sempre uma atuação comprometida com as mudanças exigidas na escola decorrentes da sociedade atual, atuando na concretização da escolarização para todos sem exceção, visando a transformação, criação, recriação, integração e universalização do saber. O estudo demonstrou que é possível o comprometimento dos profissionais pedagogos com uma prática pedagógica bem-sucedida, que constitui um ato diferenciado, que motiva e auxilia os pares e os professores na obtenção de resultados satisfatórios no processo ensino-aprendizagem de uma escola pública democrática. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas | - |
Título: dc.title | Análise de práticas bem sucedidas de pedagogos : mediações e compreensões necessárias à organização dos processos pedagógicos na escola pública atual | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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