Borigrafia : um procedimento contracolonial em arte e educação

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Autor(es): dc.contributorCunha, Claudia Madruga, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCruz, Jesse da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:41:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:41:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81916-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81916-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Cláudia Madruga Cunha-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 16/03/2023-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho, em forma de despacho, tem como objetivo compreender a relação do corpo preto em seus diferentes territórios a partir do Ori, aqui denominados de cruzos, encruzos, na criação do conceito expandido de BORIGRAFIA. Um corpo preto dançante, docente, pesquisador, artista, ator, macumbeiro, LGBTQIA+. E a partir destes caminhos, ou seja, suas cruzografias, como a BORIGRAFIA pode se tornar um procedimento artístico-pedagógico para processos criativos, com fundamento afro-diaspórico, difundindo saberes contracoloniais. Esta tese faz parte da Linha de Pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LICORES).-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This study, configured as an offering to a deity, aims to understand the relationship of the black body in its different territories from the Ori, here called crosses, crossroads, in the creation of the expanded concepto f BORIGRAFIA. A dancing black body, teacher, researcher, artist, actor, macumbeiro, LGBTQIA+. And from these paths, that is, their cross-graphs, how BORIGRAFIA can become an artisticpedagogical procedure for creative processes, with an Afro-diasporic foundation, spreading counter-colonial knowledge. This thesis is part of the Research Line Language, Body and Aesthetics in Education (LICORES).-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectReligiões africanas-
Palavras-chave: dc.subjectExu (Orixá)-
Palavras-chave: dc.subjectNegros - Ritos e cerimônias-
Palavras-chave: dc.subjectReligião e cultura-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleBorigrafia : um procedimento contracolonial em arte e educação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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