Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Isaguirre, Katya, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Ambiental | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Gustavo Carvalho Lopes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:42:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:42:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81908 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81908 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Katya Isaguirre | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia Ambiental | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A Avaliação de Impactos Ambientais, também conhecida como AIA, é um processo sistemático que permite avaliar as consequências ambientais de uma política, plano ou programa antes de serem realizados. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é realizado com objetivo de garantir que essas ações tenham os fatores ambientais (físicos, bióticos, econômicos e sociais) incluídos e equacionados ainda nos estágios iniciais do processo decisório. Quando eficaz consegue incluir uma série de medidas e procedimentos que, quando aplicados, reduzem e controlam os impactos produzidos por um empreendimento sobre o meio ambiente. Já o Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental. Tanto a AIA quanto o licenciamento ambiental são instrumentos de gestão ambiental estabelecido pela Lei n.º 6938 de 31/08/1981 conhecido como Lei da Política Nacional do Meio Ambiente. A AIA e o licenciamento ambiental nem sempre apresentam uma boa funcionalidade, o grande problema está relacionado com suas aplicações. Para comprovar essa afirmação, o presente estudo relata acontecimentos ocorridos no Brasil e alerta para a necessidade de mudanças. O foco da pesquisa foi realizar uma análise da Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) no Brasil, identificar os problemas vigentes e explanar sobre possíveis propostas de melhoria nas AIA, isto foi feito por meio de revisão bibliográfica. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que são necessárias algumas alterações nos AIA e nas legislações conectadas as mesmas. Algumas propostas são válidas, porém ainda fazem-se necessárias diversas melhorias, como no caso do modelo implantado em Minas Gerais | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impacto ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Título: dc.title | A avaliação de impacto ambiental : alguns problemas identificados | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: