Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Errera, Marcelo Risso, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Ambiental | - |
Autor(es): dc.creator | Gubaua, Gabriel Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:45:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:45:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81903 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81903 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marcelo Risso Errera | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia Ambiental | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O solo é um ótimo acumulador de energia solar sob a forma térmica devido a sua elevada inércia térmica. A partir de certa profundidade a temperatura do solo oscila numa estreita faixa apresentando certa estabilidade ao longo do ano, tornando viável para exploração desta energia para climatização de ambientes tanto no inverno quanto no verão. Existem inúmeros estudos e aplicações sobre o aproveitamento desse potencial para edificação individual. Este trabalho apresenta estudos computacionais para o aproveitamento da energia inercial do solo utilizando múltiplas bombas de calor acopladas a um único trocador de calor enterrado. Realiza-se um estudo computacional pela técnica do Design Constructal para descobrir como varia a entalpia extraída de diversas configurações de assembleias de bombas de calor multi-escala. O desempenho considera o ganho total de entalpia através do trocador de calor subterrâneo. O método de busca é por análise combinatória de blocos base de bombas de calor. Utiliza-se um aplicativo computacional que permite preparar, realizar e pós-processar a inúmeras simulações em tempo razoável. Os resultados mostraram que a questão de projetar as montagens de bomba de calor é longe de ser trivial, que existem combinações que aumentaram o ganho de entalpia e outras que nenhum ganho é observado. Esse é um passo importante para o planejamento urbano considerando o uso sustentável da energia | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energia solar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calor | - |
Título: dc.title | Estudo de assembleias de bombas de calor conectadas a trocadores de calor subterrâneo pelo método do Design Constructal | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: