Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Alaor de, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Góes, Solange de Fátima Meira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:22:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:22:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81892 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81892 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Alaor de Carvalho | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho de conclusão tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivida por alguns estudantes secundaristas vinculados ao Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa (CEEPPG), cujo objeto de estudo foi elaborado, discutido e executado, durante todo o processo de (in)formação do Curso de Pós-Graduação em Alternativas para uma Nova Educação (Ane), do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para tanto, o fio condutor do projeto foi possibilitar o desenvolvimento de metodologias e oportunidades que ampliassem as condições de participação e assegurassem pluralidade de manifestação das(os) estudantes, e que todos se tornassem protagonistas e agentes de transformações na luta pelo rompimento de uma educação antidemocrática. O projeto oportunizou a criação de espaços para encontros, discussões e formações - sobre variadas temáticas – que foram organizadas de acordo com as necessidades exigidas da realidade deles. Diante dessa movimentação ocorreu a retomada do grêmio estudantil 2022 do CEEPPG, e surgiu a ideia pelas(os) participantes do grêmio, a criação de um documentário, registrando todas as etapas ocorridas no colégio, desde as formações e discussões, a assembleia, as articulações e formações das chapas, campanha eleitoral e as eleições. Após o encerramento do processo eleitoral, foram feitas entrevistas de avaliações sobre todo o processo de movimentação estudantil no colégio com alunas (os), professoras(es), inspetoras(es), formadoras(es), que fizeram parte desse processo. Tal envolvimento nos trazem o verdadeiro sentido de uma escola democrática, participativa, engajada e militante, onde estudantes, professoras(es) e trabalhadoras(es) da educação estão construindo uma educação juntos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (8 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Militancia estudantil - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Associações estudantis | - |
Título: dc.title | Como estimular a participação militante dos estudantes na escola? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: