Ambiente virtual para a realização de atividades : do código ao feedback

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarcolino, Anderson da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Computação-
Autor(es): dc.creatorCandiotto, Lucas Sônego-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:40:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:40:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81886-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81886-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Anderson da Silva Marcolino-
Descrição: dc.descriptionCoorientador:-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Computação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A maioria dos ambientes virtuais de aprendizagem comumente utilizados, não oferecem suporte adequado para atividades que envolvem a codificação. Essas limitações acabam forçando os docentes e discentes a utilizarem diferentes meios, que em muitas situações, não apoiam como esperado o processo de enviar, receber e avaliar as respostas dessas atividades. Neste estudo foram avaliadas diversas soluções e trabalhos relacionados, permitindo a condução de um levantamento dos requisitos e o desenvolvimento de uma ferramenta que possa sanar essas dificuldades. Além de melhorar a experiência dos professores e estudantes em atividades de codificação, também é proposta uma forma de feedback por meio de alterações no código de respostas enviadas pelo estudantes. Para garantir a qualidade e valor da solução construída, a ferramenta passou por avaliações de usabilidade e por um estudo de caso em um ambiente real de ensino de disciplinas que envolvem a codificação no Ensino Superior. Na avaliação de usabilidade, foram encontrados e corrigidos diversos problemas na interface da aplicação desenvolvida. No estudo de caso, foi avaliada a eficácia da ferramenta no que se propõe, também apurando as perspectivas dos usuários sobre a usabilidade, pontos em que pode melhorar e possíveis novas funcionalidades. Os resultados foram positivos, demonstrando que a ferramenta, ainda que em estágio de prototipação, demonstra potencial para ser utilizada em sala de aula-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducaçao, Sociedade e Tecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de software-
Título: dc.titleAmbiente virtual para a realização de atividades : do código ao feedback-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.