Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Daniel Costa dos, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Graduação em Engenharia Ambiental | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Fernanda Brongel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:31:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:31:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/81882 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81882 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Daniel Costa dos Santos | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia Ambiental | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Dentre os problemas ambientais enfrentados pela humanidade, o presente trabalho teve como foco o uso da água, recurso essencial para a existência de vida. A crescente poluição e grandes índices de desperdícios desse recurso, os quais ocorrem tanto na fase de distribuição, quanto nas edificações devido a vazamentos, além do uso excessivo e sem consciência desse recurso são agravantes para sua escassez em quantidade e qualidade. Dentro desse contexto, esse trabalho objetiva realizar um estudo para propor a aplicação de medidas de conservação de água em uma escola de educação infantil, com base nos conceitos de uso racional e fontes alternativas de água. A escolha do local de estudo foi motivada pela premissa de que os indivíduos que usam a água de uma escola são agentes multiplicadores de conhecimento e atitudes na sociedade. Sendo assim, foi desenvolvido um diagnóstico quantitativo sobre o uso da água na escola em questão, a partir da análise histórica de consumo de água, cálculo do indicador de consumo (IC), medição de volumes e testes de detecção de vazamentos nos aparelhos sanitários e estimativa da parametrização do volume de água consumido por ambiente. Além disso, foi realizada uma análise qualitativa por meio de entrevistas aos funcionários do local de estudo e estimativa do índice de percepção dos usuários para o uso racional da água (IU). Então a partir dos levantamentos citados, concluiu-se que existe desperdício de água na escola, tanto por meio de aparelhos sanitários que consomem um elevado volume de água, quanto por falta de consciência dos consumidores. Portanto, foram propostas diretrizes para intervenção no uso de água como, por exemplo, trocas e manutenção de aparelhos sanitários, análise de viabilidade para utilização de águas pluviais para fins não potáveis como uma forma de fonte alternativa e mudanças de hábitos dos usuários e comunidade a partir de um programa de educação ambiental para estimular o uso racional da água | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Água - Uso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fontes alternativas | - |
Título: dc.title | Concepção de medidas de conservação da água em uma escola de educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: