Educação inclusiva na perspectiva dos alunos com deficiências diversificadas do município de Pontal do Paraná/PR

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Autor(es): dc.contributorMahmoud, Talal Suleiman, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Ciências Exatas com Habilitação em Química-
Autor(es): dc.creatorLindner, Ricardo Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:11:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:11:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/81802-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/81802-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Talal Suleiman Mahmoud-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar, Curso de Licenciatura em Cências Exatas - Química.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades encontradas pelos alunos com deficiência na sala de aula do Ensino Médio regular, tendo como perspectiva a compreensão do ensino e aprendizagem e o ensino de química, em detrimento da insuficiência de espaço físico e de profissionais capacitados para trabalhar com os alunos especiais, apresentar relatos dos alunos com deficiência na compreensão do ensino e aprendizagem. O estudo foi aplicado no primeiro semestre de 2019 tendo como participantes dez alunos com deficiência, em três escolas da Rede Estadual de Ensino de Pontal do Paraná – PR, considera as novas leis de inclusão. O estudo prevê a efetivação das análises da legislação atual; do levantamento bibliográfico; entrevistas semiestruturadas com perguntas sobre o convívio social; da discriminação e das questões voltadas para o ensino-aprendizagem e o ensino de Química. Os resultados obtidos indicaram que os alunos com deficiência têm dificuldades e limitações, e em muitos casos sofrem preconceito e discriminação pela condição apresentada. Essas dificuldades reforçam a crença pelo direito de estudo, a frequentar o ambiente escolar e a superar as suas barreiras e impedimentos relacionadas ao seu desenvolvimento como aluno. Através da perspectiva do aluno com deficiência sobre a educação inclusiva e o ensino de química pode-se concluir que além dos problemas já existente no ensino e na própria compreensão da disciplina de química os tutores tem que superar a falta de capacitação dos professores, quanto ao ensino, que possuem alguma deficiência, e falta de estrutura física adaptada aos mesmos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Título: dc.titleEducação inclusiva na perspectiva dos alunos com deficiências diversificadas do município de Pontal do Paraná/PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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